A Sony pode estar considerando a possibilidade de permitir que os jogadores revendam seus jogos digitais usados no PlayStation 5, como revela uma patente registrada recentemente.
“Em uma data posterior, o usuário (por exemplo, proprietário) tem liberdade para distribuir, vender ou trocar a cópia digital para outra parte em transação com termos baseados, por exemplo, no valor determinado da cópia digital”, lê-se na descrição da patente.
Quando o PlayStation 4 foi anunciado a Sony frisou que, ao contrário do plano original da Microsoft para o Xbox One, seu console não teria restrições à revenda de jogos em mídia física. Esta característica foi comemorada na época e obrigou a Microsoft a seguir o mesmo rumo, mas com a popularização da distribuição digital, a possibilidade de passar adiante um jogo usado tende a desaparecer, a não ser que a Sony implemente a ideia da nova patente.
Registros de patentes não significam que as ideias serão implementadas e é possível que a Sony esteja apenas assegurando a propriedade de mais uma ideia, sem a intenção de usá-la. Mas a revenda de cópias digitais certamente seria um benefício bem vindo para os consumidores, e pode acabar sendo um bom diferencial para o PlayStation 5, caso a Sony decida seguir em frente com a ideia.