A incursão da Sony no mercado de portáteis deve acabar com o PlayStation Vita. Segundo o vice-presidente da Sony Interactive Entertainment, Hiroyuki Oda, a empresa não tem planos de lançar um novo portátil e pretende descontinuar o Vita no ano que vem.
Falando à revista japonesa Famitsu, o executivo confirmou que a produção e distribuição do Vita serão encerradas em 2019 no Japão, mercado onde o portátil conseguiu sua maior base de usuários. Nos países ocidentais, o Vita tem recebido pouca atenção da Sony há alguns anos e a produção dos jogos em mídia física foi encerrada este ano.
O Vita foi lançado no Japão em dezembro de 2011 como uma atualização esperada do PSP, que havia sido um sucesso mundial. Mas a introdução do novo portátil em cenário já dominado por smartphones e tablets fez com que o Vita jamais alcançasse um grande público, apesar das vendas terem sido razoáveis no Japão.
Hoje, com smartphones e tablets onipresentes e um mercado de jogos já bem maduro nesses aparelhos, a Sony parece não ver motivos para travar uma batalha no mercado de portáteis.