A Square Enix anunciou que pretende se desfazer da IO Interactive, produtora da série Hitman. A decisão coloca em risco o futuro da franquia que rendeu um jogo de sucesso no ano passado e até um filme para o cinema.
Em um comunicado direcionado a investidores, a empresa japonesa informou que teve um prejuízo extraordinário de US$ 43 milhões no encerramento do ano fiscal no dia 31 de março de 2017, resultante da decisão de se desfazer da IO Interactive. Segundo a empresa, sua estratégia visa focar recursos em estúdios e franquias com maior potencial de crescimento.
“Para maximizar a satisfação dos jogadores, bem como o potencial de mercado no futuro, estamos concentrando nossos recursos e energias em franquias e estúdios importantes, o que, lamentavelmente, implicou em nos retirar do negócio da IO INTERACTIVE A/S, uma sociedade dinamarquesa, em 31 de março de 2017”.
A Square Enix está conversando com possíveis interessados em comprar a IO Interactive. Caso não obtenha sucesso na negociação, a produtora será fechada.
A produtora não deu detalhes sobre o que pretende fazer com Hitman, que deveria ter uma segunda temporada de missões, mas é bem provável que o cancelamento do projeto esteja relacionado ao prejuízo reportado no encerramento do ano fiscal.
A desistência da Square Enix pela IO e a série Hitman causa surpresa diante do sucesso de crítica que o jogo teve no ano passado. Aparentemente, a boa recepção da crítica não resultou em vendas expressivas para Hitman.
A IO Interactive era parte dos ativos da Eidos, editora adquirida pela Square Enix em 2009. Recentemente a Square Enix anunciou também o cancelamento da série Deus Ex após o último jogo da série vender mal. A editora japonesa agora pretende focar em franquias como Tomb Raider e Marvel, sua nova parceira.