O estúdio sueco Starbreeze anunciou o cancelamento do Projeto Baxter, um jogo cooperativo baseado em D&D anunciado em dezembro de 2023, junto de um plano de reestruturação que inclui demissões e foco dos esforços na franquia Payday.
A decisão é consequência de mais um trimestre de prejuízo para o estúdio, que encerrou o período com saldo negativo de SEK 255 milhões (US$ 23,9 milhões), relacionado a custos de desenvolvimento capitalizados anteriormente, mas sem impacto no fluxo de caixa. Parte da equipe de desenvolvimento do Baxter será realocada para outros projetos da Starbreeze, principalmente dentro da franquia Payday. Outros 44 funcionários e contratados serão demitidos.
“Gostaria de agradecer sinceramente à equipe da Baxter por sua paixão e criatividade, e expressar minha gratidão à Wizards of the Coast por seu apoio”, escreveu o CEO Adolf Kristjansson no anúncio de hoje. “Embora tenhamos tomado a decisão de não prosseguir com este projeto, estamos orgulhosos do que foi alcançado na Baxter, e essas contribuições serão transferidas para o PAYDAY e para o futuro da Starbreeze. Ao concentrar nossos esforços no PAYDAY, damos à Starbreeze e a todos os nossos funcionários a melhor chance de sucesso”.
O anúncio do cancelamento do Projeto Baxter não causaria surpresa dada a situação frágil das finanças do Starbreeze, que escapou da falência há alguns anos e não conseguiu um grande sucesso com Payday 3 em setembro de 2023, mas acaba sendo inesperado diante do aparente compromisso do estúdio com seu jogo de D&D. Recentemente, o estúdio anunciou a contratação de Paul Keslin, um veterano da Ubisoft e da Electronic Arts, como gerente geral do projeto Baxter. “Paul guiará a Baxter na próxima fase de desenvolvimento. Em sua nova função, ele liderará a direção criativa do jogo, coordenará com as equipes de publicação e produção e garantirá que a Baxter ofereça uma experiência excepcional ao jogador”, dizia um comunicado à imprensa publicado em 28 de agosto.
Embora acredite que Payday 3 ainda pode se tornar um jogo de serviço sólido, mesmo com os servidores ainda escassamente povoados dois anos após seu lançamento, o Starbreeze acaba de implementar uma assinatura para maximizar a lucratividade da comunidade ainda ativa de Payday 2. A nova prioridade estratégica da produtora é se estabelecer como a rainha dos jogos de assalto e expandir sua franquia criando “spin-offs, projetos narrativos e uma expansão da franquia para novas plataformas”.