A escassez de memória ocasionado pela corrida da IA está afetando até mesmo a fabricação do Steam Deck da Valve, que começou a desaparecer na loja oficial da Valve.
O portátil atualmente está esgotado na loja Steam, e a Valve diz que isso pode se tornar um problema recorrente, devido à inflação dos preços de componentes de memória e armazenamento.
No momento, os três modelos do Steam Deck estão esgotados na loja Steam dos EUA, embora estejam disponíveis em outras regiões. Uma mensagem publicada pela Valve informa sobre o motivo da falta de estoque e alerta que o problema pode persistir, sendo o modelo com mais memória o mais afetado.
“O Steam Deck OLED pode ficar indisponível intermitentemente em algumas regiões devido à escassez de memória e armazenamento”, diz o comunicado da empresa. “O Steam Deck LCD de 256 GB não está mais em produção e, uma vez esgotado, não estará mais disponível”.
A falta de memória já obrigou a Valve a interromper seus planos de lançamento do console Steam Machine e do óculos de VR Steam Frame. As maiores fabricantes de consoles também estão sendo afetadas e ontem surgiram rumores sobre um possível adiamento no lançamento do PlayStation 6 e aumento de preço do Nintendo Switch 2 este ano.
A situação, que tem sido chamada de “RAMmageddon” pela mídia, é um efeito da explosão da demanda por chips e componentes para a construção de datacenters de IA. Inicialmente percebido pela inflação do preço das GPUs, o problema agora afeta principalmente o fornecimento de memória RAM, um componente ainda muito concentrado em poucos fornecedores — sendo a Samsung, SK Hynix e Micron os principais — e demandado por toda a indústria de eletrônicos, de PCs e smartphones a carros.
No início do mês, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou que ainda não há planos para aumentar o preço do Switch 2 devido ao aumento do custo da memória, mas isso pode mudar se a situação não for resolvida.