A desconfiança dos investidores em relação ao potencial comercial de Super Mario Run parece que estava certa, como indicam dados da empresa de pesquisa Newzoo revelados ao The Wall Street Journal.
Segundo a Newzoo, a estreia da série Mario no iOS foi baixada 90 milhões de vezes desde o lançamento no dia 15 de dezembro, mas apenas 3% desses downloads, ou 3 milhões deles, terminaram com o pagamento de US$ 10 pela versão completa do jogo. Ou seja, o jogo rendeu US$ 90 milhões até agora, sendo que 70% do lucro vai para a Nintendo e 30% para a Apple.
Embora o desempenho comercial de Super Mario Run possa ser considerado bom, principalmente para um jogo tão simples, há sinais claros de que o modelo de negócios proposto pela Nintendo, de uma única transação de US$ 10 pelo jogo completo, não deve sustentar lucros significativos por muito tempo. O jogo chegou ao primeiro lugar entre os apps mais lucrativos da App Store logo após o lançamento, mas após o Natal já havia perdido a liderança e hoje aparece em sétimo lugar na App Store americana.
Super Mario Run ainda terá a oportunidade de render bons dividendos à Nintendo com o lançamento para Android nas próximas semanas.