Super Mario Run precisou de poucas horas para assumir o primeiro lugar no ranking dos jogos que mais faturam na App Store do iOS. Mas, curiosamente, o lançamento do jogo na última quinta-feira teve efeito negativo nas ações da Nintendo, que caíram cerca de 4% na bolsa de Tóquio.
No primeiro dia de negociações na bolsa após o lançamento de Super Mario Run, as ações da Nintendo chegaram a desvalorizar em 5%, mas recuperaram um pouco e encerraram em queda de 4%. O motivo para o pessimismo seria, segundo analistas, a desconfiança dos investidores em relação ao potencial comercial de Super Mario Run.
Apesar de ter alcançado o topo do ranking dos apps mais lucrativos da App Store em tempo recorde, Super Mario Run tem características que foram encaradas como potenciais limitadores para sua popularidade. Uma delas é o alto preço do app. O jogo oferece apenas três fases bem curtas de graça e logo exige o pagamento de US$ 10 para o jogador poder usufruir do restante, que também não é muito conteúdo.
Outros potenciais problemas de Super Mario Run são sua indisponibilidade para Android e a exigência de conexão constante à internet, algo que tem sido muito criticado como desnecessário e antiquado.
O analista do mercado japonês Serkan Toto chegou a fazer uma previsão ousada de que Super Mario Run terá 1 bilhão de downloads facilmente, o que significa estar em 2/5 de todos os smartphones do mundo. Mesmo se tal previsão otimista se realizar, as instalações dificilmente renderiam algum lucro à Nintendo, devido ao modelo de negócios limitado do app.
As ações da DeNA, empresa parceira da Nintendo em sua iniciativa nas plataformas móveis, também tiveram desvalorização após o lançamento de Super Mario Run, fechando com queda de cerca de 6%.