O primeiro jogo da maratona de anúncios pré-E3 da Sony é uma nova variação de Tetris concebida pelo criador de Lumines e Rez, Tetsuya Mizuguchi. O jogo se chama Tetris Effect e será lançado no segundo semestre para PlayStation 4 com suporte ao PlayStation VR.
Um trailer divulgado hoje mostra que Tetris Effect foi baseado em um fenômeno com este mesmo nome estudado por cientistas no início dos anos 2000. No estudo, foi observado que quem passa muito tempo com um jogo começa a ver as imagens de tal jogo em pensamentos e sonhos horas após desligar a tela.
“O efeito Tetris (também chamada de síndrome do Tetris) acontece quando uma pessoa dedica muito tempo e atenção a uma atividade que ela começa a alterar seus pensamentos, imagem mental, e sonhos. O nome vem do video game Tetris”, descreve o Wikipedia. “Pessoas que jogarem Tetris por muito tempo poderão perceber que estão pensando em diferentes maneiras que certos objetos e formas se encaixam na vida real, como por exemplo caixas em supermercados ou edifícios na rua. Eles poderão também ver tetraminós caindo enquanto enquanto tentam dormir ou ver imagens de tetraminós nos quando fecham os olhos”.
A jogabilidade de Tetris Effect parece misturar elementos dos dois jogos mais conhecidos de Mizuguchi, com o puzzle de blocos clássico misturado a imagens psicodélicas e a música eletrônica dando ritmo à ação.
“A base do jogo ainda é Tetris – um dos jogos de puzzle mais populares de todos os tempos – mas de uma forma que você nunca viu, ouviu ou sentiu”, diz o anúncio oficial.
Funcionalidades do jogo:
– Inclui a nova mecânica “Zone”, onde os jogadores podem parar o tempo (e Tetriminos caindo) entrando na “Zona”, sair de uma situação complicada que poderia levar a “Game Over” ou acumular linhas extras para recompensas de bônus;
– Mais de 30 fases diferentes, cada uma com a sua própria música, efeitos sonoros, estilo gráfico e fundo que evoluem e mudam à medida que você joga;
– Totalmente jogável em um display padrão (até 4K e 60fps em um PS4 Pro), ou opcionalmente em 3D alucinante pelo PS VR;
– Modos favoritos dos fãs, como Marathon, Sprint e Ultra, com mais modos totalmente novos e outros recursos a serem revelados antes do lançamento;
– Um sistema de nível para o jogador, bem como dificuldade variável para encorajar e recompensar o replay;
Uma demo gratuita será disponibilizada algum dia antes do lançamento.