A apresentação de Call of Duty: Black Ops 4 ontem confirmou duas características polêmicas que podem definir o futuro de Call of Duty: o fim da campanha para um jogador e a introdução de um modo battle royale similar ao dos jogos da moda, Fortnite e PUBG. Justificando essas mudanças controversas, a produtora Treyarch afirmou que a campanha para um jogador foi descartada desde o início e todo o desenvolvimento foi influenciado pelo fenômeno cultural do streaming de jogos pelo Youtube e competição.
“Quando nos propusemos a fazer esse jogo, nunca começamos com a ideia de que faríamos uma campanha tradicional”, disse Dan Bunting, líder do estúdio Treyarch, ao site Polygon. “Isso não fazia parte do nosso plano. Começamos de um lugar onde iríamos fazer um jogo para ser jogado com os amigos. Essa foi nossa missão desde o primeiro dia”.
Apesar da campanha para um jogador e suas cenas espetaculares de ação terem sido por muito tempo a própria definição de um Call of Duty, Bunting diz que o comportamento dos fãs mudou com o tempo e observa que os jogos se tornaram experiências sociais, e não mais “solo”.
“Se você olhar para a série Black Ops e como os jogadores interagiram com ela, como nossos jogadores estão engajados com nossos jogos – e as mudanças na indústria ao nosso redor são obviamente grande parte disso – está sendo mais e mais experimentada como uma coisa social”, comentou o chefe do Treyarch.
“É claro que temos um público grande relacionado aos zumbis com a franquia Black Ops… e quando você olha como eles interagem com o nosso jogo, seja no próprio jogo, online, fóruns, streamers, YouTubers… todo mundo está interagindo como uma comunidade e é um fenômeno bastante grande. Quando você vê esse tipo de paixão pelo nosso jogo que achamos que é potencialmente mal servida, queremos ter certeza de que teremos mais disso. O mesmo vale para o multiplayer”.
Segundo Buntling, o multiplayer já foi um componente menos importante em Call of Duty e no começo apenas 10% dos jogadores se envolviam com as disputas online. Hoje a realidade é outra e 90% dos jogadores estão envolvidos com o multiplayer.
“Quando eu comecei a jogar multiplayer na franquia Call of Duty, 10% da nossa população estava jogando multiplayer competitivo”, disse ele. “Avançando para 2015 ou 2016, estamos vendo que 90% dos nossos jogadores estão jogando o multiplayer. Se você olhar através dessa lente e tentar oferecer mais para seus jogadores e como estão jogando o jogo, é uma decisão bem fácil. Percebo que também é uma decisão desafiadora por outros motivos, mas nós nunca fomos de fugir de um desafio”.
Call of Duty: Black Ops 4, com battle royale e sem campanha para um jogador, será lançado em 12 de outubro.