A Ubisoft lacrou, não lucrou e agora decidiu que fará uma revisão interna de sua operação para tentar estancar a crise que já tirou mais de 60% do valor da empresa em 2024.
Em um comunicado a investidores divulgado nesta quarta-feira, 25, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, admitiu que as vendas de Star Wars Outlaws ficaram aquém do esperado e um plano está sendo implementado para melhorar o jogo, em uma tentativa de obter melhor retorno em longo prazo. Enquanto isso, o outro grande lançamento da editora planejado para este ano, Assassin’s Creed Shadows, foi adiado para 2025, em uma atitude que reflete a preocupação com mais um fracasso iminente, fruto em boa parte da polêmica envolvendo o protagonista “samurai africano” inventado pela equipe da Ubisoft Quebec.
Com a crise instaurada, a Ubisoft anunciou que seu Comitê Executivo, sob a supervisão do Conselho de Administração, está lançando uma revisão interna de sua operação, com objetivo de encontrar “um caminho estratégico em direção a um modelo de maior desempenho para o benefício de nossos stakeholders e acionistas”.
“Apesar das classificações sólidas (Metacritic 76) e pontuações de usuários nas lojas First Party e Epic (3,9/5) que refletem um universo Star Wars envolvente e autêntico, as vendas iniciais de Star Wars Outlaws se mostraram mais fracas do que o esperado”, reconheceu a Ubisoft no comunicado.
“Em resposta ao feedback dos jogadores, as equipes de desenvolvimento da Ubisoft estão totalmente mobilizadas para implementar rapidamente uma série de atualizações para polir e melhorar a experiência do jogador a fim de envolver um grande público durante a temporada de férias para posicionar Star Wars Outlaws como um forte desempenho de longo prazo. O jogo estará disponível no Steam em 21 de novembro”.
Yves Guillemot, cofundador e CEO, acrescentou: “Nosso desempenho no segundo trimestre ficou aquém das nossas expectativas, o que nos levou a abordar isso de forma rápida e firme, com um foco ainda maior em uma abordagem centrada no jogador, com foco na jogabilidade e um compromisso inabalável com o valor de longo prazo de nossas marcas. Embora os benefícios tangíveis da transformação da empresa estejam demorando mais do que o previsto para se materializar, continuamos nossa estratégia, focando em dois principais verticais – Open World Adventures e experiências nativas de GaaS – com o objetivo de impulsionar o crescimento, recorrência e geração robusta de fluxo de caixa livre em nossos negócios”.
Com a militância das equipes de desenvolvimento da Ubisoft muito explícita a esta altura, Guillemot usou a oportunidade para negar que haja de fato uma agenda política sobrepondo-se ao objetivo de criar bons jogos na empresa.
“Por fim, deixe-me abordar alguns dos comentários polarizados em torno da Ubisoft ultimamente. Quero reafirmar que somos uma empresa que prioriza o entretenimento, criando jogos para o público mais amplo possível, e nosso objetivo não é forçar nenhuma agenda específica. Continuamos comprometidos em criar jogos para fãs e jogadores que todos possam aproveitar”, escreveu Guillemot.