A Ubisoft confirmou as suspeitas e anunciou que o lançamento de Assassin’s Creed Shadows foi adiado. O jogo que estava previsto para sair em 15 de novembro agora será lançado em 14 de fevereiro de 2025.
O adiamento vem dois dias após a Ubisoft anunciar o cancelamento da apresentação do jogo que faria na Tokyo Game Show na quinta-feira. A decisão abrupta levantou a suspeita de que algo estava errado com o jogo – e de fato está, como a própria editora agora admite em um comunicado.
Além de adiar Assassin’s Creed Shadows para 2025, a Ubisoft anunciou que irá abandonar seu tradicional modelo de Passe de Temporada para o jogo e incluirá a primeira expansão gratuitamente para todos os jogadores. As pré-encomendas do jogo também serão reembolsadas.
A editora francesa não entrou em detalhes sobre os motivos da decisão de adiar o jogo, mas comentou que tirou lições do lançamento recente de Star Wars Outlaws, jogo que não atendeu às expectativas após seu lançamento no mês passado.
O comunicado da Ubisoft diz:
“Ouvindo o feedback dos jogadores e como uma ilustração de nossa abordagem centrada no jogador, as seguintes decisões importantes relativas a Assassin’s Creed Shadows foram tomadas:
– Assassin’s Creed Shadows agora será lançado em 14 de fevereiro de 2025. Embora o jogo esteja completo, os aprendizados do lançamento de Star Wars Outlaws nos levaram a fornecer tempo adicional para polir ainda mais o título. Isso permitirá que a maior entrada na franquia cumpra totalmente sua ambição, principalmente ao cumprir a promessa de nossa aventura de protagonista duplo, com Naoe e Yasuke trazendo dois estilos de jogo muito diferentes.
– Estamos nos afastando do modelo tradicional do Passe de Temporada. Todos os jogadores poderão aproveitar o jogo ao mesmo tempo em 14 de fevereiro e aqueles que fizerem a pré-encomenda do jogo receberão a primeira expansão de graça.
– O jogo marcará o retorno de nossos novos lançamentos no Steam Day 1”.
A decisão de adiar o jogo e oferecer uma expansão gratuitamente é mais um capítulo na conturbada história de Assassin’s Creed Shadows e intensifica o inferno astral que a Ubisoft vive desde o anúncio do jogo. Com uma polêmica desnecessária criada a partir da escolha por um protagonista “samurai africano” em pleno Japão feudal, Shadows tem sofrido grande rejeição do público, o que muito provavelmente já se manifestava em dados de pré-venda observados pela Ubisoft.
Tendo colocado a militância em primeiro lugar e a qualidade em segundo plano, a Ubisoft já perdeu mais da metade do valor em 2024 e já sofre pressão de acionistas que pedem a troca do comando da empresa.