A Ubisoft estaria desenvolvendo um simulador social no estilo Animal Crossing, de acordo com fontes do jornalista Tom Henderson, do site Insider Gaming.
Segundo essas fontes, o “sim social” da Ubisoft estaria em desenvolvimento há aproximadamente 18 meses na Ubisoft Montreal e teria um mundo construído com a tecnologia de voxels, que encaixa formas geométricas simples para formar objetos mais complexos, algo similar aos cubos de Minecraft. Este tecnologia foi herdade de outro projeto da Ubisoft que foi desenvolvido por quatro anos, mas acabou cancelado.
O codinome do projeto seria Alterra e a jogabilidade é descrita pelas fontes do jornalista “como um sim social inspirado em Animal Crossing que verá os jogadores habitarem uma ilha natal que consistirá de NPCs interativos chamados Matterlings”.
“Fontes disseram que os jogadores poderão deixar sua ilha natal e ir para outros mundos, que consistem em diferentes biomas, diferentes tipos de Matterlings, inimigos, materiais e muito mais, onde também poderão interagir com outros jogadores”, escreveu Henderson.
Haveria também uma mecânica de construção similar à de Minecraft, permitindo que os jogadores construam o que quiserem com os materiais coletados. “Por exemplo, se um jogador quiser criar algo de neve e gelo, ele terá que viajar (por meios desconhecidos) para um mundo de gelo habitado por Matterlings de neve e gelo”.
O jornalista também teve acesso a imagens dos Matterlings, que ele descvreve como “um pouco como bonecos Funko Pop em seu design com cabeças grandes” e “criativamente inspirados por animais fictícios (dragões, monstros do pântano, etc.) e do mundo real (pássaros, ursos polares, etc.)”.
“Os Matterlings também terão diferentes variações da espécie, que serão refletidas por suas roupas, com diferentes variantes adicionadas ao longo do ciclo de vida do jogo”, explica ele.
Codinome Alterra seria um projeto encabeçado pelo Diretor Criativo Patrick Redding (ex-Gotham Knights na Warner Bros.) e Fabien Lhéraud, veterano da Ubisoft há 24 anos.
Em sua página no LinkedIn, Lhéraud indica que já há algum tempo trabalha em um projeto não anunciado de nova geração, assim como Patrick Redding.