A Ubisoft anunciou que irá conduzir uma reestruturação organizacional na Massive Entertainment, produtora de The Division, Avatar e Star Wars Outlaws, que poderá resultar na demissão de 55 funcionários.
A proposta afeta diretamente as equipes de Malmo e Estocolmo e acontece após a conclusão de um programa de desligamento voluntário iniciado no ano passado, além da definição de um novo planejamento de longo prazo que, segundo a empresa, trouxe maior clareza sobre a estrutura e a capacidade necessárias para sustentar o trabalho dos dois estúdios ao longo do tempo.
Com a reorganização, o Massive passará a concentrar seus esforços principalmente na franquia The Division, incluindo o desenvolvimento de The Division 3 e o suporte contínuo a The Division 2, além do avanço do motor gráfico Snowdrop e do serviço Ubisoft Connect. Anunciado oficialmente em 2023, The Division 3 ainda não teve material de gameplay ou trailers divulgados, mas recentemente o produtor executivo Julian Gerighty afirmou que o novo jogo terá “um impacto tão grande quanto o de The Division 1” quando for lançado.
Além da série The Division, o estúdio também segue envolvido em um projeto ainda não anunciado, descrito como focado em inovação e tecnologia, que deverá ser revelado futuramente. Em comunicado interno enviado aos funcionários, a Ubisoft ressaltou que as mudanças propostas têm caráter estrutural e estratégico, e não estão relacionadas ao desempenho individual dos colaboradores, à qualidade do trabalho entregue ou a projetos recentes. A empresa reforçou que a direção de longo prazo do Massive permanece a mesma, mantendo o estúdio como o principal polo global da franquia The Division, além de um papel central no desenvolvimento do Snowdrop e do Ubisoft Connect.
Segundo a mensagem, o processo de reestruturação começará com negociações individuais, e os funcionários impactados estão sendo informados diretamente, com a promessa de apoio e respeito às legislações locais durante todo o processo.
A movimentação ocorre em meio a um período de instabilidade para a Ubisoft como um todo. No fim do ano passado, a companhia anunciou a criação de uma nova subsidiária parcialmente controlada pela Tencent, chamada Vantage Studios, que passou a supervisionar franquias de peso como Assassin’s Creed, Rainbow Six e Far Cry. A Tencent detém 25% de participação nessa nova entidade e atua em caráter consultivo, enquanto as decisões criativas e comerciais finais ficam sob responsabilidade dos co-CEOs Christophe Derennes e Charlie Guillemot.
A editora francesa afirma que essas mudanças fazem parte de uma estratégia mais ampla de transição para um modelo operacional menos centralizado, com o objetivo de dar maior autonomia criativa às equipes responsáveis por cada marca, em uma tentativa de tornar o desenvolvimento mais ágil e sustentável em um mercado cada vez mais competitivo.