Após uma semana de incertezas marcada pelo adiamento de resultados financeiros e pela suspensão das negociações na bolsa — silêncio que alimentou diversas especulações —, a Ubisoft divulgou seus números do primeiro semestre e autorizou a retomada das atividades no mercado. O que parecia ser uma crise profunda revelou-se, segundo a empresa, um ajuste contábil estratégico, possivelmente visando ganhar tempo para alinhar os detalhes finais de um acordo decisivo com a Tencent.
O relatório semestral indica que o acordo deve ser finalizado “nos próximos dias”. A gigante chinesa injetará 1,16 bilhão de euros na Ubisoft, valor destinado à amortização da dívida da empresa. Em contrapartida, a Tencent assumirá 25% da Vantage Studios, uma nova subsidiária que abrigará as franquias mais valiosas do grupo: Assassin’s Creed, Rainbow Six e Far Cry.
A Vantage Studios, liderada por familiares do fundador Yves Guillemot, é o primeiro passo para um novo modelo operacional baseado em “Casas Criativas”. O objetivo é criar entidades autônomas para gerenciar estúdios e franquias, visando maior eficiência e foco criativo. Detalhes completos dessa reestruturação serão revelados em janeiro de 2026.
Apesar de mais um prejuízo líquido de 160 milhões de euros no semestre, a Ubisoft vê sinais positivos. Assassin’s Creed Shadows superou as expectativas, impulsionado também pelas vendas de catálogo, e The Division 2 mostrou engajamento crescente. A nota de cautela fica por conta de Rainbow Six Siege, que enfrenta um cenário competitivo intenso no mercado de jogos de tiro online.
Enquanto finaliza sua parceria com a Tencent, a busca pela eficiência continua na Ubisoft: a empresa reduziu seu quadro para 17.097 funcionários (corte de 1.500 pessoas em 12 meses). Paralelamente à otimização de custos, Yves Guillemot destacou seu entusiasmo com a Inteligência Artificial Generativa, que agora é um pilar central do desenvolvimento, comparando seu impacto à revolução do 3D. Segundo o CEO, a tecnologia já está sendo integrada às equipes de produção para elevar a qualidade dos jogos.
“Na área de produção, agora temos equipes em todos os nossos estúdios e escritórios adotando essa nova tecnologia e explorando constantemente novas aplicações em programação, arte e na qualidade geral do jogo”, comentou o CEO.
Para o próximo semestre, a Ubisoft espera um impulso em suas finanças com a contribuição de Anno 117: Pax Romana, que alcançou o melhor lançamento da história da franquia, e o lançamento do remake de Prince of Persia: The Sands of Time, que ainda está previsto para o início de 2026. Valley of Memory, o conteúdo adicional para Assassin’s Creed Mirage, foi lançado em 18 de novembro, e a expansão From the Ashes para Avatar: Frontiers of Pandora será lançada em 19 de dezembro, coincidindo com o novo filme. Alguns dias antes, Assassin’s Creed Shadows foi expandido para o Nintendo Switch 2, assim como Star Wars Outlaws havia feito anteriormente. Além disso, o remake de Prince of Persia: The Sands of Time, Rainbow Six Mobile, The Division Resurgence e um título ainda não anunciado continuam previstos para o início de 2026. Segundo rumores, esse título não anunciado seria o remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag.
Os resultados da Ubisoft foram bem recebidos pelo mercado e as ações da empresa iniciaram o pregão desta sexta-feira com alta de cerca de 11%.