A Ubisoft divulgou novos detalhes sobre Mask of Darkness, o DLC final e mais carnudo de Prince of Persia: The Lost Crown.
O DLC Mask of Darkness para Prince of Persia: The Lost Crown não adicionará apenas algumas horas de história ao jogo base. De acordo com declarações da Ubisoft, a expansão oferecerá um “novo bioma”: o Palácio dos Espíritos de Radjen, com uma série de novos elementos: monstros, armadilhas, itens, etc.
O Palácio de Radjen oferecerá um novo desafio, que teremos que enfrentar quase nus, já que Sargon ficará privado de quase todos os seus poderes. Só podemos contar com o air-dash e o poder da Shadow of the Simorgh, uma habilidade de teletransporte. Com seus dois poderes e ainda munido de sua faca, Sargon terá de escapar das armadilhas distorcidas de Radjen, com um desafio que parece bastante elevado de acordo com as descrições da Ubisoft.
Mask of Darkness chegará em 17 de setembro no PC através da Ubisoft Store, Epic Games Store e Steam, e no Switch, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S. O DLC estará incluído na assinatura Ubisoft+ Premium.
Veja o que mais a Ubisoft promete para o DLC:
Se já faz um tempo desde que você jogou Prince of Persia: The Lost Crown, talvez queira dedicar algum tempo a se readaptar aos ritmos da aventura inspirada em Metroidvania (talvez jogando os Divine Trials que foram adicionados em junho), porque Mask of Darkness espera que você comece a correr. Disponível após os jogadores escaparem das Profundezas e adquirirem o poder do tempo da Sombra do Simurgh, o Palácio da Mente de Radjen é uma nova área considerável que os jogadores podem teletransportar-se a partir de uma sala escondida na Cidade Baixa do Monte Qaf.
Enquanto está no palácio de Radjen, Sargon joga pelas regras de Radjen – e suas regras são hostis. Ao entrar, Sargon é destituído de todos os poderes do tempo, exceto a Corrida do Simurgh, o ar-dash e a Sombra do Simurgh, que cria cópias de Sargon para onde ele pode se teletransportar. Todos os seus amuletos e poções de cura desaparecerão também, junto com a maior parte de sua saúde e flechas.
Não se preocupe – você recuperará tudo quando se teletransportar de volta para o Monte Qaf, o que você pode fazer a partir da sala central do palácio após um breve nível introdutório. Você também poderá manter quaisquer novos amuletos que encontrar enquanto explora o Palácio da Mente (incluindo o Chakram Vampírico, um novo amuleto que adiciona um ataque de área de efeito que rouba vida ao chakram de Sargon). O Palácio da Mente também tem suas próprias poções e flores da Árvore Soma (que adicionam à barra de saúde de Sargon) para descobrir e ganhar, então Sargon não ficará frágil por muito tempo – embora você não possa mantê-las enquanto explora o resto do Monte Qaf.
Novas ameaças ágeis
O Palácio da Mente é uma paisagem surreal de blocos flutuantes e cavernas iluminadas por chamas fantasmagóricas brancas, onde estátuas cinzentas e aglomerados de teias escuras escondem soldados mortos-vivos, fantasmas ágeis e pássaros mecânicos voadores que giram como serras circulares com suas asas lâmina. Dominar o tempo da defesa de Sargon é fundamental para lidar com esses novos terrores; as esferas voadoras atacarão carregando diretamente em Sargon, e uma defesa bem-sucedida enviará-as voando contra uma parede – ou melhor ainda, outro inimigo – para explodir.
Os fantasmas escuros são um pouco mais complicados, especialmente quando você está enfrentando mais de um. Eles são capazes de atacar com investidas rápidas e chutes que podem derrubar Sargon para trás – e um de seus movimentos favoritos é desaparecer e reaparecer atrás de Sargon ou acima dele para executar um ataque de queda inquebrável. Seus saltos acrobáticos podem tornar difícil avaliar o tempo de seus ataques, mas suas adagas de arremesso (que quase sempre seguem com um ataque de mergulho) e chakrams (que frequentemente lançam sobre a cabeça de Sargon para pegá-lo nas costas com seu retorno tipo bumerang) podem ser defendidos e causam dano considerável se Sargon desviá-los de volta para seus donos. Se eles ficarem vermelhos com um símbolo brilhante acima de suas cabeças, no entanto, cuidado – os golpes de Sargon não interromperão seus movimentos ou ataques até que o efeito desapareça.
A área do palácio de Radjen que exploramos é dominada por outra criatura – uma grande monstruosidade mecânica aracnídea conhecida como Sentinela, com duas máscaras demoníacas temíveis para uma cabeça e uma enorme lâmina em cada uma de suas quatro mãos. Uma máscara respira jatos de fogo, a outra cospe projéteis (que você pode defender de volta), e a parte superior do corpo pode se separar de suas pernas, levitar em uma coluna de energia escura e varrer a sala como uma coluna aparentemente inescapável. Não é um verdadeiro encontro de chefe, mas certamente parece um.
Novas maneiras de se locomover (e morrer)
Cada um dos diversos biomas do Monte Qaf apresenta novos perigos ambientais e métodos de travessia, e o Palácio da Mente introduz uma dúzia (cerca de metade dos quais já vimos). As adições mais onipresentes são as esferas flutuantes de metal “amortecedor” que emitem plumas de energia azul; golpeie-as no ar e elas soarão alto e lançá-lo na direção que essas plumas apontarem. Cronometrar seu caminho através de sequências dessas é uma grande parte de se locomover em Mask of Darkness, mas nem todas são imediatamente utilizáveis. Na verdade, se você vir alguma bolha âmbar fraca onde deveria haver uma esfera – ou barreiras âmbar cobrindo portas – é um sinal claro de que há um hexágono âmbar flutuante por perto, bloqueando seu progresso. Encontre-o, ataque-o e continue perseguindo-o, e eventualmente sua barreira cairá.
Também são novos os pilares verticais flutuantes que Sargon pode escalar e se mover para trocar de lado (que são frequentemente cobertos por espinhos estrategicamente colocados) e pilares horizontais maciços esculpidos com faces bestiais que disparam constantemente bolas de canhão de suas “bocas”. Estes últimos frequentemente bloqueiam corredores essenciais, e passar por eles significa encontrar uma maneira de empurrá-los para trás até que se quebrem. (Lembre-se do que dissemos acima sobre o tempo de suas defesas?)
Além disso, você terá que lidar com serras circulares vermelhas giratórias que podem aparecer do nada e gritar em sua direção com pouco aviso (muitas vezes enquanto você está tentando navegar sequências de plataformas também novas que desaparecem). A boa notícia é que essas serras telegrafam seus caminhos com linhas vermelhas brilhantes, dando a você uma fração de segundo para sair do caminho delas; a má notícia é que elas geralmente se movem muito mais rápido do que Sargon.
Descubra o enigma de Radjen
A própria Radjen – uma das elites Imortais da Pérsia e uma devota seguidora do líder do grupo, Vahram – é o mistério malévolo no centro de Mask of Darkness, e sua voz desencarnada provocará periodicamente Sargon enquanto ele avança em seu palácio. Estar dentro da mente de alguém é uma espada de dois gumes, no entanto, e você poderá descobrir mais sobre o passado e as motivações de Radjen destruindo cristais azuis escondidos por todo o Palácio da Mente para reproduzir trechos de suas memórias.
Ao destruir a corrupção no final de seus cursos de obstáculos mortais, você descobrirá segredos maiores. Por exemplo, no início de suas explorações, você descobrirá uma sala que revela uma cena crucial da infância de Radjen: sua aldeia foi atacada pelos Kushans (o exército que os Imortais lutaram nos momentos iniciais de Prince of Persia: The Lost Crown), e sua mãe foi cortada pela primeira chefe do jogo, a General Uvishka, enquanto ajudava Radjen e seu irmão a escapar. A descoberta parece desequilibrar um pouco Radjen – e é apenas o começo do que Mask of Darkness tem a revelar.