A Ubisoft decidiu encerrar o jogo de tiro em primeira pessoa XDefiant, pouco mais de seis meses após o lançamento. Como consequência do fracasso do jogo, a produtora também irá fechar seus estúdios em São Francisco e Osaka, no Japão, e reduzirá a equipe na Ubisoft Sydney, na Austrália.
“Apesar de um começo encorajador, do trabalho apaixonado da equipe e de uma base de fãs comprometida, não conseguimos atrair e reter jogadores suficientes a longo prazo para competir no nível que almejamos no exigente mercado de FPS free-to-play”, escreveu a diretora de estúdios da Ubisoft, Marie-Sophie de Waubert.
“Como resultado, o jogo está muito longe de atingir os resultados necessários para permitir mais investimentos significativos, e estamos anunciando que o encerraremos”.
A Temporada 3 do jogo ainda será lançada, e os servidores permanecerão ativos até 3 de junho de 2025, porém a partir de agora não serão mais permitidos novos downloads do jogo, registros de jogadores e compras dentro do jogo. Todos os pacotes Ultimate Founder serão reembolsados, o mesmo para qualquer compra feita nos últimos trinta dias.
O fim de XDefiant também marca as horas finais da Ubisoft San Francisco e da Ubisoft Osaka, que estão sendo encerradas. 143 pessoas foram demitidas em São Francisco, enquanto outras 134 pessoas foram demitidas em Osaka e Sydney, representando 277 empregos perdidos. Uma equipe pequena será mantida para dar suporte técnico e garantir que o conteúdo da terceira temporada chegue nas próximas semanas.
Produzido por Mark Rubin, vindo da franquia Call of Duty, XDefiant foi lançado em maio para PC, PS5 e Xbox Series X|S e conseguiu atrair mais de 8 milhões de jogadores nos primeiros dias. Porém, atrapalhado por vários problemas técnicos, o jogo perdeu público rapidamente e após quatro meses tinha cerca de 5% do número de usuários conseguidos no auge.
XDefiant é mais um fracasso em uma sequência de desastres da Ubisoft, que começou com Avatar: Frontiers of Pandora no ano passado e continuou em 2024 com o constrangimento de Skull and Bones, o primeiro jogo “AAAA”, segundo definição do CEO Yves Guillemot, vendas decepcionantes de Prince of Persia: The Lost Crown, apesar de elogios da crítica, a decepção comercial de Star Wars Outlaws e os sinais que indicavam mais um desastre com Assassin’s Creed Shadows, que acabou adiado para 2025. A produtora francesa já perdeu mais da metade de seu valor de mercado este ano e agora investidores tem pressionado pela saída do CEO Yves Guillemot e uma possível venda da empresa.