As ações da Ubisoft tiveram outra forte desvalorização nesta segunda-feira, repercutindo as notícias de vendas abaixo do esperado para Star Wars Outlaws e o fraco desempenho do jogo de tiro gratuito XDefiant.
O preço das ações da editora francesa chegou a cair 10% durante o dia, mas fechou com perda de 7,14%, negociadas a 13,67, o menor valor em mais de uma década. Só em 2024, a desvalorização já passa de 50%.
O pessimismo em relação ao futuro da Ubisoft foi externado em uma carta aberta publicada pelo fundo de investimento AJ Investments, que apesar de ter menos de 1% de participação na empresa, pode ser considerado um acionista relevante. Nela, o fundo pede a renúncia do CEO Yves Guillemot ou a venda da empresa, em uma tentativa de reverter as enormes perdas dos acionistas.
A carta do AJ Investments também sugere ao conselho da Ubisoft que considerasse tornar a empresa privada, bem como “implementar um programa abrangente de redução de custos e otimizar os níveis de pessoal para serem mais comparáveis aos líderes do setor”.
Star Wars Outlaws, que era a grande aposta da Ubisoft para reverter sua desvalorização este ano, teve críticas mornas, ficando com a média 74% no agregador Metacritic. As avaliações do público são mais negativas e o jogo tem sido criticado, entre outras coisas, pela inteligência precária dos inimigos e falta de desafio, além das concessões exageradas à agenda de diversidade, que resultaram em Stormtroopers predominantemente mulheres e uma protagonista propositalmente feia.
O prognóstico para o final do ano também parece pessimista diante da controvérsia criada por Assassin’s Creed Shadows e seu protagonista samurai negro no Japão feudal, mais uma consequência dos riscos assumidos por Guillemot ao ceder às pressões da militância “woke” nos estúdios da Ubisoft.