A Valve esclareceu que a remoção do link que levava à página das Steam Machines na Steam, algo que foi visto por muitos como uma declaração do fim da empreitada que visava criar uma alternativa aos consoles, foi apenas “uma limpeza de rotina” na navegação da página e a empresa ainda tem planos para o hardware e o sistema operacional SteamOS.
“Embora seja verdade que as Steam Machines não estão exatamente voando das prateleiras, nossas razões para brigar por uma plataforma de jogos competitiva e aberta não mudaram significativamente”, disse o engenheiro Pierre-Loup Griffais, da Valve, em um post no site oficial. “Ainda estamos trabalhando bastante para tornar os sistemas operacionais Linux um ótimo lugar para jogos e aplicativos”.
As Steam Machines são PCs montados por marcas como Asus e Alienware com configurações ideais para jogos e design compacto, para combinar com a sala de estar. O plano da Valve é oferecer uma alternativa aos consoles através de PCs que rodam o SteamOS, baseado no Linux. As primeiras unidades foram lançadas no final de 2015, mas pouco se falou sobre elas desde então e muitas críticas foram feitas ao alto custo, quase sempre acima de US$ 500, o que torna os modelos pouco competitivos em relação aos consoles.
A Valve nunca divulgou números oficiais de vendas das Steam Machines, mas a revista PCWorld especulou, em junho de 2016, que não foram vendidas mais do que meio milhão de unidades nos primeiros sete meses.
Griffais reconheceu que o projeto Steam Machines mostrou falhas no ecossistema Linux para desenvolvedores de jogos. “Recebemos muitos comentários e nos debruçamos sobre as deficiências observadas. Acreditamos que uma parte importante desse esforço é nosso investimento contínuo em tornar a Vulkan uma API gráfica competitiva e bem suportada, bem como garantir que ela tenha suporte de primeira classe nas plataformas Linux”. A Vulkan é uma API de gráficos 3D open source, concorrente da OpenGL e DirectX.
Segundo o engenheiro da Valve, o SteamOS está vivo e a empresa deve anunciar novidades sobre ele em breve.