Um vídeo de Prince of Persia: The Sands of Time Remake usado em uma apresentação interna da Ubisoft vazou na internet, revelando algumas mudanças planejadas para o remake. Entre elas, estão uma princesa Farah mais empoderada e independente, uma direção de arte mais realista e novas mecânicas de movimentação.
Embora o vídeo mostre claramente um protótipo inacabado de Prince of Persia: The Sands of Time Remake, estas são as primeiras imagens concretas do jogo desde que o projeto foi transferido da Ubisoft Pune, na Índia, para as mãos da Ubisoft Montreal.
O vídeo vazado mostra uma versão de desenvolvimento, possivelmente datada de 2024. Embora a qualidade visual ainda não seja final — com algumas texturas faltando e assets temporários —, é possível notar mudanças fundamentais na direção do projeto. O estilo visual vibrante e levemente estilizado da versão anterior (feita pela Ubisoft Pune/Mumbai) foi substituído. A nova abordagem aposta em um tom mais realista e detalhado, alinhando-se mais aos padrões gráficos dos títulos AAA atuais da editora.
O protagonista também recebeu um novo modelo 3D. Embora mantenha características clássicas, ele aparenta estar mais maduro e com trajes mais detalhados, corrigindo um dos pontos mais criticados do trailer original.
O vídeo revela ainda novas animações de parkour. O sistema de movimentação parece ter sido reconstruído do zero, apresentando uma fluidez maior nas corridas pelas paredes e nos saltos, sugerindo um a jogabilidade mais ágil e moderna. Breves trechos de combate também mostram animações de ataque que parecem mais pesadas e impactantes, indicando uma possível modernização nas mecânicas de luta, embora ainda mantenham a essência acrobática da franquia.
Um slide da apresentação menciona cenários de jogo reconstruídos do zero e duas novas localidades
“Neste novo jogo, o combate foi modernizado, combinando ataques acrobáticos familiares com novos movimentos acrobáticos avançados”, explica a Ubisoft em um slide. “Os poderes temporais foram aprimorados para oferecer uma gama maior de opções nas batalhas”.
“O sistema de combate e os inimigos foram reformulados (novas maneiras de derrotar inimigos, lutas contra chefes aprimoradas). De agora em diante, Farah é uma verdadeira aliada, capaz de lutar sozinha com seu arco e executar ataques cooperativos. Não há mais necessidade de protegê-la”.
Já os cenários, apesar de incompletos na build vazada, mostram uma arquitetura mais complexa e uma iluminação atmosférica que remete à nostalgia do original de 2003, mas com a tecnologia do engine Anvil (o mesma usado em Assassin’s Creed).
A Ubisoft Montreal, estúdio responsável pela trilogia original do Sands of Time, assumiu o desenvolvimento do remake em 2022, após o projeto sofrer diversos adiamentos e problemas técnicos nas mãos dos estúdios indianos da empresa.
Prince of Persia: The Sands of Time Remake segue previsto para 2026, sem data definida. Na última apresentação de resultados da Ubisoft divulgada na semana passada, o jogo aparece com a previsão de lançamento ainda no atual ano fiscal, que vai até o final de março de 2026.