O presidente Vladimir Putin instruiu sua equipe de governo a avaliar os meios para criar um console russo, com seu próprio sistema operacional e loja online de jogos.
Alvo de um embargo que impede a comercialização de consoles e jogos de empresas internacionais no país desde a invasão da Ucrânia, a Rússia agora quer buscar uma solução local e com pressa: a ordem de Putin determina que o projeto do console russo deve ser apresentado até 15 de junho de 2024 e o produto final deve ser lançado entre 2026 e 2027.
De acordo com um comunicado publicado no site oficial do Kremlin, a decisão de Putin foi emitida após uma reunião sobre o desenvolvimento socioeconômico da região de Kaliningrado e o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin foi designado como a pessoa responsável por supervisionar a conclusão da tarefa.
Além do console russo, Putin pediu ao Gabinete de Ministros que considere o desenvolvimento de um sistema operacional especial e um sistema de distribuição de jogos pela nuvem. Ou seja, uma solução completa que, ao menos no entendimento do líder russo, possa deixar o país imune aos boicotes internacionais.
A Organização para o Desenvolvimento da Indústria de Videogames (RVI) já apresentou um roteiro de cinco anos ao governo em fevereiro, e estabeleceu um programa de 83 pontos para o desenvolvimento do console. O governo russo não abrirá mão de parcerias com países aliados para isso, e é possível que seus laços com a China permitam alguma cooperação.
O Kremlin tem ambições no mercado de jogos desde antes da guerra e em 2022 o Ministério do Desenvolvimento Digital supostamente começou a discutir a criação de uma ferramenta de desenvolvimento russa similar ao Unreal Engine ou Unity.
Embora montar um hardware similar a um PC não pareça uma tarefa tão impossível para o governo russo, a ideia de ter uma plataforma de distribuição, um sistema operacional e jogos próprios seria um desafio hercúleo mesmo para grandes empresas internacionais que já atuam neste mercado. Sem falar dos jogos, que seriam impossíveis de serem criados em qualidade para rivalizar aqueles feitos para o PC, PlayStation, Xbox e Switch.
Falando ao jornal russo Kommersant, Anton Fomin, chefe de projetos de varejo da empresa de telefonia móvel Fplus, disse: “Na Rússia, ninguém tem o conhecimento que lhes permitiria produzir seu próprio console do nível de um PlayStation ou Xbox”. Outro especialista ouvido pelo jornal comentou que a criação de um sistema completo levaria de 5 a 10 anos e custaria de 5 a 10 bilhões de rublos (US$ 54 a US$ 108 milhões) para a Rússia apenas para obter uma plataforma de jogos que “estaria 10 a 15 anos defasada” em comparação às soluções estrangeiras já existentes.
Uma pesquisa de 2023 descobriu que uma maioria significativa de jogadores russos recorreu à pirataria para manter o hobby de videogame.
01 de Abril