Desaparecido há vários anos, Whore of the Orient, o novo jogo dos criadores de L.A. Noire, parece definitivamente morto e enterrado. O ex-produtor do jogo, Derek Proud, revelou em entrevista esta semana que não acredita mais na possibilidade do projeto ser concluído.
Whore of the Orient foi anunciado em 2011 como um projeto precoce para os consoles da então futura nova geração, o PS4 e Xbox One. O enredo do jogo seria baseado na Xangai dos anos 1930, com a cidade descrita como a “mais corrupta e decadente do planeta”, “brinquedo dos poderes do ocidente que exploram gananciosamente as massas chinesas”, “Caldeirão de nacionalismo chinês, com o Kuomintang tentando suprimir o comunismo e o movimento trabalhista. Lar da Força Policial Internacional, um grupo de policiais tentando em vão manter a paz”.
A produção do jogo foi então interrompida devido à dissolução do estúdio australiano Team Bondi, porém uma nova equipe foi montada e o desenvolvimento prosseguiu graças a um financiamento de US$ 200 mil do governo australiano. O investimento, considerado pequeno para um jogo AAA, serviria para manter Whore of the Orient em desenvolvimento até que a nova produtora, KMM, encontrasse uma editora ou um investidor. A Warner Bros., que publicaria Whore of the Orient, já havia abandonado o projeto.
Desde então, os responsáveis pelo projeto permaneceram em silêncio até que esta semana Proud comentou sobre o jogo em um podcast.
Segundo o ex-produtor, Whore of the Orient seria o sucessor espiritual de L.A. Noire e usaria a mesma tecnologia de captura de movimentos faciais revolucionária usada no primeiro jogo. Mas o projeto foi abandonado e Proud diz não acreditar mais que ele possa ser recuperado.
Um vídeo com cenas da jogabilidade de um protótipo vazou em 2013 e pode ser visto abaixo.