O novo modelo do Xbox One que será lançado no final de 2017, atualmente conhecido como Project Scorpio, será quatro vezes e meia mais poderoso que o Xbox One atual, segundo o chefe do Xbox, Phil Spencer.
“O Scorpio é mais poderoso que o Xbox One original, quatro vezes e meia. E os seis teraflops irão impactar os jogos e como eles rodam”, comentou o executivo em conversa com o site Giant Bomb.
Antes do comentário de Spencer, boatos indicavam que o Scorpio seria 4 vezes mais poderoso que o Xbox One atual e 3 vezes mais poderoso que o PlayStation 4. O cálculo da Microsoft, portanto, deixa o novo console com uma vantagem ainda maior que o previsto.
O Scorpio terá CPU de 8 núcleos, 320GB/s de largura de banda de memória e irá alcançar 6 teraflops de poder de processamento. Segundo boatos, o novo PlayStation 4K que a Sony irá lançar em 2017 chegará a 4.1 teraflops. Ou seja, o Xbox One Scorpio deverá ser o console mais poderoso na segunda fase da atual geração.
Na mesma entrevista, Spencer comentou que a Microsoft queria lançar um Xbox One mais poderoso ainda em 2016, mas decidiu esperar mais para criar um console ainda mais poderoso, que atingisse os 6 teraflops.
Spencer também recomendou que as pessoas não comprem o Xbox One S esperando um “upgrade”, a não ser pelo HDR e vídeos 4K. “Se você já tem um Xbox One, não compre um Xbox One S pensando que seus jogos vão rodar melhor. Se você gosta do design ou quer o streaming em 4K ótimo. HDR? Ótimo. Mas não estou te forçando um upgrade”, disse ele.