Um dia após circular a notícia de que a equipe americana responsável por Marvel Rivals foi demitida, novas informações revelam que a gigante chinesa NetEase estaria colocando em prática um plano maior de alienar seus ativos no exterior.
Tal movimento coincide com as retaliações da China às tarifas americanas anunciadas na gestão Trump, mas o real motivo por trás da reversão do plano de expansão da NetEase com estúdios ocidentais não seria político, mas meramente uma decisão econômica baseada na convicção de que estúdios americanos custam caro e a China agora detém o know-how para desenvolver jogos, como prova o sucesso de Black Myth Wukong e a profusão de jogos AAA anunciados por estúdios chineses nos últimos anos.
Fontes da indústria de jogos ouvidas pelo site VentureBeat afirmam que a NetEase planeja sair de todos os investimentos e participações internacionais, o que poderia ocorrer por meio de demissões ou vendas de estúdios.
“A China está em retirada: tensões geopolíticas, algumas grandes apostas que não estão dando resultado e os caprichos de certos CEOs significam que uma grande retração começou. Um GRANDE estratégico que fez dezenas de investimentos nos últimos anos está supostamente puxando o plugue e desinvestindo TODOS os investimentos fora da China. Alguns provavelmente encontrarão compradores, outros não terão tanta sorte”, comentou David Kaye, fundador da F4 Fund, um fundo de investimentos em empresas de videogames. As fontes do VentureBeat dizem que a empresa em questão seria a NetEase.
Segunda maior editora de jogos da China, com ações listadas em Hong Kong e na NASDAQ, a NetEase conseguiu recentemente lançar com muito sucesso Marvel Rivals, um jogo de serviço co-produzido em Seattle e na China. O jogo arrecadou US$ 136 milhões em seu mês de lançamento e passou de 40 milhões de jogadores, mas apesar deste sucesso, a equipe de Seattle foi dispensada, gerando preocupações na indústria sobre o futuro de investimentos chineses em estúdios ocidentais.
A NetEase por enquanto nega essas alegações. “No que diz respeito aos esforços comerciais no exterior, a NetEase não vacilou em seus planos de expansão global. Nossa abordagem ‘dupla’, proposta em 2022 (combinando auto-pesquisa e investimentos para explorar mercados no exterior), ainda está progredindo ativamente e produzindo resultados positivos. Para títulos desenvolvidos pelos estúdios próprios, lançamos com sucesso jogos como Once Human e Marvel Rivals em 2024. Esses projetos demonstram a capacidade da NetEase, junto com nossas talentosas equipes de desenvolvimento, de produzir jogos de alta qualidade amados por jogadores em todo o mundo. Para 2025, temos um extenso pipeline de títulos em desenvolvimento, apresentando uma variedade de gêneros, incluindo FragPunk, Ananta e muito mais”.
No entanto a empresa confirmou o encerramento de dois estúdios, justificado por avaliações de negócios, e não por outros fatores. A empresa também afirmou que a guerra comercial não afetou sua estratégia até o momento.
Nos últimos anos, a NetEase investiu estrategicamente na Behaviour Interactive e em outras empresas, como a Bungie, mais tarde vendida para a Sony, e Devolver Digital, além de ter adquirido estúdios como Quantic Dream e Grasshopper Manufacture.
Outras gigantes chinesas, como a Tencent, não parecem estar seguindo o mesmo caminho da NetEase. A Tencent, inclusive, continua investindo e expandindo no Ocidente. Especialistas acreditam que as empresas chinesas podem reduzir seus investimentos em estúdios estrangeiros, mas não necessariamente se desfazer de todos os seus ativos.