O encerramento do Japan Studio, que por várias gerações abrigou as equipes “first-party” do PlayStation no Japão, foi consequência do “desaparecimento” do mercado de jogos padrão duplo A, de acordo com o ex-executivo do PlayStation, Shuhei Yoshida.
Em entrevista ao podcast Sacred Symbols, o veterano Yoshida, que chegou a comandar os estúdios mundiais do PlayStation durante seus mais de 30 anos na Sony, lamentou não ter conseguido obter um grande sucesso feito no Japan Studio durante sua gestão.
“Durante meu tempo, as pessoas me deram crédito, mas uma das coisas em que não tive sucesso foi ter um jogo de serviço bem-sucedido, e a outra coisa é que não consegui ter jogos incrivelmente bem-sucedidos feitos no Japão”, comentou Yoshida.
“Além do Gran Turismo, tínhamos muitos produtos excelentes, mas não tínhamos muitos produtos de sucesso de nível triplo A. Isso se tornou cada vez mais importante à medida que os grandes jogos se tornavam maiores – os indies preencheram a lacuna e o mercado de duplo A parece ter desaparecido”.
“A maioria dos IPs que o Japan Studio tinha estavam naquele grupo menor de tamanho duplo A e o mercado se tornou realmente difícil para esses tipos de jogos. Por exemplo, depois de Gravity Rush 2, o diretor Keiichiro Toyama tentou criar um novo conceito, mas não conseguimos dar sinal verde para nenhum de seus novos conceitos, embora fossem realmente interessantes”, contou o ex-chefe dos estúdios mundiais do PlayStation. “Na minha mente, lembro que seu produto parecia algo que a empresa não daria suporte, a empresa estava procurando por títulos triplo A, e nós realmente lutamos para fazer o jogo funcionar. Então, quando o Japan Studios foi fechado e ele se tornou independente, ele conseguiu criar e lançar Slitterhead”.
Yoshida também lembrou que os criadores de Patapon, um dos jogos duplo A criados na era do PSP, conseguiram continuar como produtores independentes e estão lançado o sucessor Ratatan.
Quando o Japan Studio foi encerrado em abril de 2021, a Sony optou por preservar apenas a equipe do Asobi Studios, responsável pela série Astro Bot, curiosamente o maior sucesso da marca em 2024. Além deste, o Polyphony Digital, da série Gran Turismo, continua existindo como um estúdio japonês do PlayStation, mas com sua própria marca e maior grau de autonomia.