As ações da Ubisoft se valorizaram mais de 30% nesta sexta-feira, repercutindo a notícia de que a chinesa Tencent Holdings Ltd. estaria em conversas com a família Guillemot, fundadora da Ubisoft, para negociar uma possível aquisição da produtora francesa.
A Tencent, que já é acionista da Ubisoft e tem 9,2% de participação com direito a voto na empresa, estaria reunida com os irmãos Guillemot para “explorar maneiras de estabilizar a Ubisoft e reforçar seu valor”, de acordo com reportagem da Bloomberg, que ouviu fontes familiares com o assunto e que não quiseram se identificar.
Uma das possibilidades aventadas seria tornar a empresa privada, ou seja, uma venda a um interessado que assumiria o controle da Ubisoft e minimizaria o prejuízo aos atuais acionistas. Apenas em 2024, as ações da Ubisoft perderam mais de 50% do valor e as perspectivas têm sido pessimistas após o adiamento repentino de Assassin’s Creed Shadows para 2025.
No mês passado, o fundo AJ Investments, um acionista minoritário da Ubisoft, sugeriu a privatização ou venda da Ubisoft para um investidor estratégico, e pressionou pela substituição de Yves Guillemot no cargo de CEO da empresa.
Segundo as fontes da Bloomberg, as discussões entre a Tencent e os Guillemot estão em um estágio inicial e “não há certeza de que levarão a uma transação”. As duas partes também estariam considerando outras alternativas além da venda da empresa.