Várias produtoras de jogos podem estar esperando a Take-Two tomar a iniciativa de testar o preço de US$ 100 por um jogo AAA com Grand Theft Auto 6, de acordo com o analista do mercado de videogames Matthew Ball, da Epyllion.
Em seu relatório “State of Video Gaming in 2025”, o analista traz previsões sobre o mercado de videogames para 2025 e cita a potencial de GTA 6 inflacionar o preço dos jogos AAA.
O incremento do preço de US$ 70 para US$ 100 pode parecer absurdo, principalmente aos olhos do consumidor brasileiro, mas considerando-se a inflação e aumento dos custos de desenvolvimento dos últimos anos, seria uma correção até justificável, do ponto de vista dos negócios.
O analista acredita que se a Take-Two tomar a iniciativa com GTA 6, que é um jogo que venderá muito independentemente do preço, outros poderiam seguir o exemplo e potencialmente estabelecer um novo padrão de preço para títulos AAA.
Para o brasileiro e os consumidores de outros mercados com moedas desvalorizadas, um aumento tão expressivo seria trágico e os jogos custariam quase a metade de um salário mínimo no lançamento.
Curiosamente, a Take-Two, editora de GTA, foi uma das primeiras a aumentar o preço dos jogos de US$ 60 para US$ 70 em 2020, usando a transição para a próxima geração de consoles como desculpa.
Embora o aumento de preço esteja sendo especulado nos bastidores do mercado no momento, é mais provável que GTA 6 seja lançado a US$ 70 e tenha várias edições especiais mais caras, quem sabe até acima de US$ 100, como alternativa para trazer mais receitas à Take-Two sem alienar completamente os consumidores de países com economias em pior situação, como o Brasil.