O CEO do PlayStation, Andrew House, anunciou que está deixando o cargo e a Sony após 27 anos de serviço na empresa japonesa. O executivo será substituído por John Kodera imediatamente, mas permanecerá como chairman até o final do ano.
House não comentou sobre os motivos de sua decisão, tampouco anunciou para onde irá após deixar a Sony. “O PlayStation tem sido grande parte da minha vida por mais de 20 anos, mas com os negócios alcançando sucesso recorde, agora parece ser o momento certo para eu enfrentar novos desafios”, disse ele em sua despedida.
O executivo galês de 52 anos se juntou à Sony em 1990 e trabalhou no primeiro PlayStation, lançado em 1995. Ele se tornou vice-presidente da divisão europeia do PlayStation até assumir o cargo de CEO global em 2011, substituindo Kaz Hirai. Sua liderança foi, coincidência ou não, um grande momento para a marca PlayStation, com o lançamento muito bem sucedido do PlayStation 4 e a introdução do PlayStation VR sendo os destaques.
“Eu sempre vou guardar as amizades e as pessoas que fizeram da SIE um lugar maravilhoso para trabalhar. Também agradeço os fãs e jogadores do PlayStation ao redor do mundo por sua lealdade e apoio. John [Kodera] e a equipe no SIE são de classe mundial e sei que o futuro da PlayStation é muito brilhante”.
Kodera também é um veterano da Sony e está na empresa desde 1992. Até então ele ocupava o cargo de chefia da Sony Network Entertainment, que inclui os serviços online como a PlayStation Network.