A Electronic Arts e a Respawn Entertainment anunciaram e já lançaram Apex Legends, um novo jogo no estilo Battle Royale para competir com o fenômeno Fortnite. Ele é gratuito e está disponível para download no PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Apex Legends é ambientado no universo de Titanfall, a outra criação do Respawn, mas não tem os titãs daquele jogo. Os protagonistas agora são heróis humanos e robóticos conhecidos como Legends, que serão diferenciados na arena graças às suas habilidades e armas próprias.
Seguindo o modelo Battle Royale, os jogadores estarão em um mapa inicialmente amplo, onde lutarão pela sobrevivência em uma área cada vez menor enquanto procuram itens e armas. Serão até 60 jogadores divididos em equipes de três, lutando até sobrar apenas uma.
Apex Legends também terá eventos sazonais e atualizações regulares. Apesar de gratuito, ele será sustentado por um modelo de venda de itens semelhante ao de Overwatch. Dinheiro real pode ser usado em uma loja de itens no estilo Fortnite, para comprar coisas como um passe de batalha, caixas de loot e os próprios heróis jogáveis, chamados “legendas”. Dois deles, Mirage e Caustic, estarão travados no início e os jogadores terão que acumular créditos no jogo ou pagar para desbloqueá-los.
A princípio não haverá cross-play entre as três plataformas, mas os perfis/contas serão os mesmos, portanto itens comprados e conquistas poderão ser transferidos entre os sistemas.
Segundo a Respawn Entertainment, eles começaram a testar ideias para um Battle Royale assim que o desenvolvimento de TitanFall 2 foi concluído. O plano inicial era criar um novo modo de jogo para TitanFall, mas logo eles perceberam que o projeto renderia um jogo inteiro. O desenvolvimento de TitanFall 3 também foi cancelado nesse ínterim e o estúdio agora afirma que não existe mais TitanFall 3 e Apex Legends “é o que eles estava fazendo”.