A decisão da EA de remover as micro-transações de Star Wars: Battlefront II pode ter despertado uma parcela de fãs frustrados com o conceito de “pague para ganhar” em outros jogos da marca.
Imediatamente após a decisão de eliminar a venda de benefícios no Star Wars, fãs da série FIFA começaram a questionar o que devem fazer para que a EA remova as micro-transações também do modo Ultima Team de FIFA 18.
Em um tópico no Reddit, os fãs de FIFA perguntam “por que não podemos fazer o mesmo?”, se referindo ao estardalhaço feito em relação ao “pague para ganhar” em Battlefront II.
No modo FIFA Ultimate Team, os jogadores podem gastar dinheiro real para comprar pacotes de cartas de jogadores, de uma forma similar aos “loot boxes” de Battlefront II e outros jogos de tiro. A diferença é que, no caso de FIFA 18, ter certos jogadores nem sempre significa uma vantagem competitiva, e há um equilíbrio natural no jogo de futebol que permite um time mais modesto vencer um com mais estrelas no elenco. As micro-transações também não são tão extensivas no jogo de futebol, em comparação com o que estava planejado para Battlefront II.
A EA também pode considerar que o público de FIFA, que é mais casual, vê com bons olhos a possibilidade de um atalho para conquistar os melhores jogadores, uma vez que muitos não dispõe de tanto tempo para jogar. Já Battlefield II tem um público mais “hardcore” e sensível ao balanceamento da jogabilidade e possíveis vantagens atreladas ao gasto de dinheiro.
Apesar de ter removido as micro-transações para o lançamento de Battlefield II, a EA não desistiu totalmente da ideia e ainda irá implementá-las com novas regras.