Execrado pela crítica e público por conta de um controverso sistema de micro-transações, Star Wars Battlefront 2 começou mal sua jornada nas lojas, vendendo cerca de 60% a menos que o jogo anterior no Reino Unido.
Os dados de vendas no primeiro final de semana foram compilados pela Chart Track britânica, que contabiliza apenas as cópias em mídia física. É importante lembrar, portanto, que o mercado de cópias digitais tem crescido nos últimos anos e Star Wars Battlefront 2 pode ter tido uma performance comercial não tão negativa. Porém, é anormal para uma sequência – ainda mais uma que teve uma produção tão maior que o original e foi muito promovida – vender menos que o jogo anterior.
Na noite da última quinta-feira, horas antes do lançamento de Star Wars Battlefront 2, a EA anunciou que estava removendo temporariamente o sistema de micro-transações do jogo, em uma tentativa desesperada de evitar um fiasco total no lançamento. Mas aparentemente a atitude não foi suficiente para limpar a má imagem deixada após a publicação das primeiras análises do jogo e da fatídica justificativa das micro-transações publicada pela EA na rede Reddit.
O primeiro Star Wars Battlefront, lançado em 2015, foi um grande sucesso comercial, apesar de também ter sido criticado – no caso pela falta de conteúdo. Sem contar o pequeno Galaxy of Heroes para plataformas móveis, Battlefront 2 é apenas o segundo jogo da EA na parceria firmada com a Disney há quatro anos, e agora há a impressão de que o negócio não esteja rendendo os frutos esperados. Além do possível fiasco com Battlefront 2, a EA anunciou em outubro que estava encerrando o projeto de Star Wars em desenvolvimento no estúdio Visceral Games.
Um novo Star Wars está em desenvolvimento no estúdio Respawn Entertainment, criador da franquia TitanFall.