O pequeno estúdio independente No Matter Studios anunciou que teve que mudar o nome de seu jogo Prey for the Gods por conta de uma reclamação da Bethesda, dona da marca Prey.
O departamento jurídico da Bethesda ameaçou iniciar um processo legal para impedir o uso do título Prey for the Gods por parte do No Matter Studios. O estúdio independente disse ter considerado por muito tempo defender sua marca na justiça, mas por ser muito pequeno e financiado por crowdfunding, decidiu que deveria concentrar seus esforços e recursos no desenvolvimento do jogo apenas.
Agora, o jogo que era conhecido originalmente como Prey for the Gods se chamará Praey for the Gods.
Embora Prey (presa) seja uma palavra comum e apenas parte do título do jogo independente, a Bethesda tem um histórico de proteger amplamente suas marcas, tendo já vetado o título do jogo Scrolls, do criador de Minecraft, por conta de semelhança com a marca The Elder Scrolls.
“Algo como uma oposição de marca pode ser uma luta longa e, dependendo de como alguém quer lutar, muito caro”, explicou o estúdio. “Nós não queríamos gastar nossos fundos preciosos do Kickstarter, nem queríamos ter que pedir financiamento adicional para lutar por isso em um tribunal. Usar o dinheiro de apoio para algo que não seja o desenvolvimento ou recompensas de suporte parecia horrível para nós. Mesmo se ganhássemos, teríamos que gastar um bom pedaço de nossos recursos e, na nossa opinião, não valia a pena”.
O vice-presidente de marketing da Bethesda, Pete Hines, comentou o caso e disse que era necessário vetar o título do jogo independente para que eles pudessem manter o controle sobre a marca Prey.
“Nós realmente não tivemos muita escolha”, disse ele. “Se não nos opormos à marca, corremos o risco de perder nossa marca registrada Prey. Nós realmente não temos escolha”.
Prey sai na sexta-feira, dia 5, para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Já Praey for the Gods, inspirado no clássico Shadow of the Colossus, é esperado para o final do ano.