A BioWare não desistiu de Anthem e agora está embarcando em uma longa missão para refazer o jogo.
Anthem se tornou um dos maiores fiascos da atual geração após ser lançado cheio de problemas no começo de 2019. O jogo foi execrado pela crítica e público, que reclamaram do conteúdo tedioso e limitado, dos problemas técnicos e da falta de originalidade da BioWare, que havia investido muitos anos de sua equipe titular no desenvolvimento. Para piorar, ele foi ofuscado pela popularidade dos jogos no estilo battle royale, como Fortnite e Apex Legends.
Os problemas levaram a BioWare a abandonar, em setembro de 2019, os planos de desenvolvimento de conteúdo pós-lançamento para focar nas correções para questões mais urgentes do jogo.
Agora, a produtora confirmou uma notícia que circulou como boato no final do ano passado: ela está dedicada a refazer o jogo, em uma missão de “redesenhá-lo em longo prazo” e “reinventar” sua jogabilidade.
Em um post no blog da BioWare, o gerente geral do estúdio, Casey Hudson, disse que eles reconhecem que Anthem requer “uma reinvenção mais substancial” do que uma atualização ou expansão.
“Nos próximos meses, focaremos em um redesenho da experiência a longo prazo, trabalhando especificamente para reinventar o ciclo principal da jogabilidade com objetivos claros, motivando desafios e progressão com recompensas significativas – preservando a diversão de voar e lutar em um cenário vasto de fantasia científica”, escreveu Hudson.
“E para fazer isso corretamente, faremos algo que gostaríamos de ter feito mais na primeira vez – dando a uma equipe focada o tempo para testar e iterar, focando na jogabilidade primeiro. Enquanto isso, continuaremos mantendo a versão atual de Anthem, mas nos afastaremos das temporadas completas enquanto a equipe trabalha em direção ao futuro de Anthem”, acrescentou ele.
Segundo rumores, o “Anthem 2.0” mudará “drasticamente” as missões, “loot” e o mundo do jogo. Essas mudanças podem chegar por meio de uma série de atualizações ou na forma de um jogo novo, embora seja improvável que os compradores do original tenham que pagar de novo por ele.
A BioWare conta com o apoio do CEO da EA, Andrew Wilson, que afirma acreditar no potencial da marca e vislumbra para ela uma jornada de 7 a 10 anos.
Paralelamente a “Anthem 2.0”, a BioWare está desenvolvendo Dragon Age 4, mas este não deve ser lançado antes de abril de 2022.