Boss Key, de LawBreakers, fecha as portas e cancela projeto recém-anunciado

O Boss Key Productions, estúdio responsável por Lawbreakers e o recém-anunciado Radical Heights, anunciou que está encerrando suas atividades.

A notícia foi dada pelo co-fundador do estúdio, Cliff Bleszinski, que ganhou fama por ter produzido Gears of War e Unreal Tournament. Segundo ele, o encerramento do estúdio é consequência do fracasso de LawBreakers, lançado no ano passado, e a constatação de que o novo jogo, Radical Heights, terá pouca chance no mercado cada vez mais concorrido e restrito dos jogos de tiro.

O Boss Key foi fundado em abril de 2014 pelos ex-funcionários da Epic Games, Cliff Bleszinski e Arjan Brussee, e estreou com Lawbreakers, um jogo de tiro no estilo “arena shooter” que foi originalmente concebido como gratuito para jogar, mas acabou se tornando um título pago por conta das mudanças rápidas do mercado. Lawbreakers fracassou principalmente por causa do “timing” ruim — ele chegou ao mercado no auge de Overwatch, da Blizzard, e teve suas últimas chances reduzidas a zero com a explosão de popularidade de PUBG e, em seguida, Fornite.

Brussee deixou a empresa em dezembro de 2017 para retornar à Epic, onde trabalhou na versão móvel daquele que acabou se tornando o jogo de tiro mais popular do mundo: Fortnite.

Em abril, o Boss Key Productions fez um anúncio extremamente precode de seu segundo jogo, Radical Heights, em uma tentativa de viabilizar a continuidade de suas operações. O jogo seria uma iniciativa no gênero da moda, o Battle Royale, com o diferencial de ser ambientado nos anos 80. Ele foi lançado pelo Early Access em estágio bem primitivo de desenvolvimento e, segundo Bleszinski, foi bem recebido, mas era “pouco demais e tarde demais”.

Os servidores de Radical Heights ficarão ativos por mais algum tempo, mas o desenvolvimento não seguirá adiante.

TTT