Pessoas que lamberam ou tentaram sentir o gosto de um cartucho do Nintendo Switch colocando o mesmo na boca tiveram uma desagradável surpresa ao perceber que eles não são deliciosos como trufas ou bacon. Pelo contrário, os cartuchos têm um gosto amargo e horrível, de acordo com testemunhas.
A Nintendo confirmou que as peças servem apenas para carregar os jogos do Switch e não são iguarias. Segundo a empresa, o gosto ruim é proposital e vem de uma substância não-tóxica aplicada a eles que serve justamente para evitar que sejam colocados na boca.
“Um agente amargo (Benzoato de Denatônio) foi aplicado ao cartucho de jogo”, explicou a Nintendo, justificando que fez isso para evitar a ingestão acidental da peça.
O Benzoato de Denatônio é o composto químico mais amargo conhecido e é usado como agente aversivo (bitterant) para evitar a ingestão inadequada.
“Segundo químicos americanos, é o de uma substância recém-descoberta, cujo amargor pode ser percebido mesmo quando apenas uma gota do líquido é diluída em 1 milhão de gotas de água – algo como 25 mil colherzinhas. A nova substância resultou da mistura de sacarina com benzoato de denatônio, um derivado do ácido benzóico usado como conservante de alimentos, que até então era considerado o horror dos horrores em testes de degustação. Inexplicavelmente, o adoçante acentua o sabor amargo do benzoato de denatônio, tornando-o cinco vezes mais intenso”, explica o verbete do Wikipedia.
Apesar do gosto ruim do cartucho, o conteúdo de The Legend of Zelda: Breath of the Wild tem sido descrito como muito agradável.