Apesar de estar criando uma geração intermediária com o lançamento do Xbox One Project Scorpio em 2017, a Microsoft não espera encurtar muito o ciclo de vida de seus consoles. Em entrevista à revista Game Informer, o chefe do Xbox, Phil Spencer, comentou que o público não deve esperar por novos consoles a cada dois anos.
“Eu não tenho esse desejo de que a cada dois anos tenhamos um novo console na prateleira”, explicou Spencer à Game Informer. “Isso não faz parte do modelo de negócios do console e não nos ajuda realmente. O melhor cliente que tenho é alguém que compra o Xbox original e apenas compra todos os jogos. Esse é o melhor cliente para nós em termos financeiros puros […] Eu não estou tentando transformar os consoles no mercado de placas gráficas [de PC]”.
Segundo Spencer, a Microsoft ainda não decidiu o que fará após o Scorpio e ainda está analisando as tendências e as possibilidades tecnológicas para saber como dar o próximo passo. Anteriormente, o executivo havia afirmado que interessava à Microsoft buscar um modelo de atualização de hardware mais constante, mas mantendo a compatibilidade entre os consoles da mesma família, de forma similar ao que ocorre com os smartphones.
Sobre a possibilidade do Scorpio ficar limitado aos jogo do menos poderoso Xbox One, Spencer explicou o que pensa com uma comparação com o mercado de PC.
“Eu sei que, por uma perspectiva pura de console, eu ouço: ‘Ei, você vai arrastar o Scorpio para baixo fazendo os desenvolvedores continuarem a trabalhar com o Xbox One.’ Mas qualquer um que tenha jogado jogos de PC sabe que os PCs têm uma especificação mínima e uma especificação ilimitada. E eu não acho que alguém diga, ‘Uau, Battlefield no topo da qualidade é de alguma forma limitado por ter que suportar PCs mais simples.’ Desenvolvedores sabem como construir jogos escaláveis. Eles já fazem isso”, disse o executivo.
Apesar de ser 4,5 vezes mais poderoso que o Xbox One, o Scorpio usará seu hardware mais capaz apenas para mostrar imagens em resolução mais alta e possivelmente com taxa de quadros por segundo mais regular.
Spencer recomendou que as pessoas não comprem o Xbox One S esperando um “upgrade”, a não ser pelo HDR e vídeos 4K. “Se você já tem um Xbox One, não compre um Xbox One S pensando que seus jogos vão rodar melhor. Se você gosta do design ou quer o streaming em 4K ótimo. HDR? Ótimo. Mas não estou te forçando um upgrade”, disse ele.