O criador de Doom, John Carmack, viu com bons olhos a aquisição da Zenimax pela Microsoft e considerou voltar a produzir jogos agora que sua antiga casa, a id Software, tem um novo dono.
Carmack deixou a id Software em 2013 para se juntar à equipe da Oculus VR, em uma separação que não foi amigável com a controladora do estúdio, a Bethesda/Zenimax Media. Na ocasião, o desenvolvedor alegou a dona da id não queria permitir que os jogos que ele estava criando funcionassem com o headset da Oculus.
“Ótimo! Acho que a Microsoft tem sido uma boa empresa-mãe para marcas de jogos e eles não têm rancor de mim, então talvez eu consiga voltar a me envolver com alguns de meus antigos títulos”.
Carmack, que programou os clássicos Doom, Wolfenstein e Quake, esteve envolvido em várias batalhas legais com seu ex-empregador desde então, incluindo um caso de roubo de propriedade intelectual da Bethesda/Zenimax que teria sido usada no Oculus.
O júri do processo de roubo de propriedade intelectual acabou absolvendo Carmack das alegações, mas em seguida o próprio processou a Zenimax, alegando que seu antigo empregador lhe devia cerca de US$ 22 milhões pela compra da id Software. Em 2018, as partes chegaram a um acordo.
Carmack anunciou que estava deixando seu cargo de CTO da Oculus CTO no ano passado para se tornar um consultor.