A Crytek anunciou que suspendeu o desenvolvimento de Crysis 4 no final do ano passado e agora precisará demitir 15% de sua equipe, cerca de 60 pessoas, para permanecer financeiramente sustentável.
Em um comunicado divulgado pelo X, a produtora alemã comentou que é mais uma vítima do estado atual da indústria, que tem apresentado riscos e incertezas crescentes aos criadores jogos.
“Como muitos de nossos pares, não somos imunes à dinâmica de mercado complexa e desfavorável que atingiu nossa indústria nos últimos anos”, diz o comunicado da Crytek. “É muito doloroso para nós compartilhar hoje que precisamos demitir cerca de 15% de nossos cerca de 400 funcionários. As demissões afetam as equipes de desenvolvimento e serviços compartilhados. Esta não foi uma decisão fácil de tomar, pois apreciamos profundamente o trabalho duro de nossas equipes talentosas”.
O comunicado também menciona que a produtora decidiu colocar o desenvolvimento de Crysis 4 “em espera” no final do ano passado, para focar seus esforços em Hunt: Showdown 1896. O novo Crysis foi anunciado com um trailer teaser em 2022 e tinha Mattias Engstrom, diretor de Hitman 3, liderando o projeto. Em seu perfil no LinkedIn, Engstrom menciona que deixou a Crytek em novembro de 2024, presumivelmente quando o estúdio decidiu por suspender o projeto, e voltou a trabalhar em Hitman, na IO Interactive.
A Crytek encerra seu comunicado dizendo que pretende “continuar a expandir e evoluir Hunt: Showdown 1896 com ótimo conteúdo e impulsionar nossa estratégia para nosso motor CryEngine”.
— Crytek (@Crytek) February 12, 2025