Deus Ex: Mankind Divided, que sai na próxima terça-feira, foi recebido com boas notas nas primeiras análises publicadas em sites internacionais. O jogo tem sido considerado por alguns uma evolução do anterior Deus Ex: Human Revolution, enquanto outros acharam que nem se trata de uma evolução, mas de um jogo com novas qualidades e defeitos, mas tão bom quanto.
Para o avaliador do Gamespot, um dos destaques de Mankind Divided é o incentivo à exploração e experimentação. “Não há nenhuma maneira errada de jogar, e o jogo te recompensa por alcançar as coisas com seu método preferido, não importa o que ele possa envolver”, escreve o avaliador, que deu a nota 8/10.
A análise do Giant Bomb também elogiou a liberdade para cumprir as missões de formas variadas, mas reclama da história mal desenvolvida. “No final eu senti como se tivesse detido ‘os caras maus’ sem obter qualquer conhecimento a mais sobre o que ‘os caras maus por trás dos caras maus’ realmente são ou por que nada disso importa”, escreveu o avaliador. A nota foi equivalente à do Gamespot: 4/5.
Igualmente desgostoso do enredo mal desenvolvido, o avaliador do Polygon reclamou que o final deixa mais dúvidas que respostas sobre o que foi apresentado durante a aventura. “Muito pouco da conspiração que Adam está investigando é revelado, e no final há poucas respostas e uma pilha de novas perguntas”, escreveu o redator do site, que deu a nota 8,5/10. Os maiores elogios, mais uma vez, foram direcionados às inúmeras possibilidades de resolver os desafios propostos e à boa ambientação na versão futurista de Praga.
Já o autor da análise da Forbes se diz um fã da série, mas lamenta que Deus Ex: Mankind Divided tenha evoluído pouco em relação ao jogo anterior. “Deus Ex: Mankind Divided é um jogo estranho. Ele tem quase todos os pontos fortes da Human Revolution, mas em um pacote menor, mais curto. O comprimento relativo e a total falta de evolução a partir de um jogo feito há cinco anos é impressionante. Há pequenas melhorias, claro, mas dado o tempo que foi, sinceramente eu esperava muito mais”, conclui, antes de dar a nota 8/10.
Veja outras notas já publicadas:
Destructoid – 8
Game Informer – 7
Forbes – 8
Push Square – 7
Eurogamer – Recomendado
Polygon – 8.5
PCGamer – 88/100
Gamespot – 8
GamesRadar+ – 4.5/5
Giant Bomb – 4/5
Telegraph – 4/5
Paste – 6
GamingTrend – 85