Um documentário feito para coincidir com o 20º aniversário de Half-Life 2 revelou cenas inéditas de Half-Life 2: Episódio 3, o jogo prometido pela Valve, mas jamais lançado.
O documentário produzido pela Secret Tape, parte do estúdio de documentários Noclip, entrevistou alguns dos desenvolvedores de Half-Life 2, incluindo o líder da Valve, Gabe Newell, que explicaram os motivos pelo Episódio 3 nunca ter sido lançado, apesar de ter chegado a um estágio avançado de desenvolvimento.
As cenas de Half-Life 2: Episódio 3 mostram um cenário no Ártico, uma arma de gelo e um inimigo gelatinoso, bem na tradição da Valve de explorar tecnologias de simulação de física e materiais. O jogo tinha um protótipo jogável e, para a tristeza dos fãs, parecia excelente ou no mínimo interessante o suficiente para merecer atenção, porém a equipe da Valve tinha um alto padrão de exigência e considerou que não havia inovação suficiente para fazer jus à reputação da série.
Com Half-Life 2: Episódio 3 tendo falhado em convencer as lideranças da Valve, a produtora preferiu reposicionar seus recursos humanos em projetos que ela julgava mais interessantes, entre eles Left 4 Dead.
“Acho que estávamos nisso há seis meses quando mudamos para Left 4 Dead”, disse David Speyre, um dos engenheiros de Half-Life 2. “Abandonamos o episódio 3 para ajudar em Left 4 Dead”.
“Quando consideramos voltar para o Episódio 3, o argumento foi que ‘bem, nós o perdemos’. Nós definitivamente poderíamos ter voltado e passado dois anos para fazer o episódio 3”.
O presidente da Valve, Gabe Newell, acrescentou: “Meu fracasso pessoal foi ficar perplexo. Eu não conseguia entender por que fazer o Episódio 3 seria um progresso”.
Ainda assim, várias ideias desenvolvidas no protótipo de Half-Life 2: Episódio 3 acabaram sendo aproveitadas em outros jogos da Valve, como por exemplo, o monstro gelatinoso se transformou nos fluidos vistos em Portal 2.
Junto com o documentário que celebra 20 anos de Half-Life 2, a Valve está oferecendo o jogo de graça no Steam por um tempo limitado e lançou várias atualizações para ele.
“Cada mapa em Half-Life 2 foi revisado pelos designers de nível da Valve para corrigir bugs de longa data, restaurar conteúdo e recursos perdidos no tempo e melhorar a qualidade de algumas coisas como resolução de lightmap e neblina”, anunciou a produtora.