Quando se pensava que Dragon Age: The Veilguard não poderia render mais vexames para a EA e a BioWare, dados de atividade na PlayStation Network revelam que o jogo fracassou até mesmo ao ser oferecido de graça aos assinantes da PlayStation Plus no nível mais básico.
De acordo com estatísticas compiladas pelo site TrueTrophies, que rastreia 3,4 milhões de contas ativas da PlayStation Network, Dragon Age: The Veilguard perdeu para Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection, uma coleção de jogos antigos da série Tartarugas Ninja lançada há três anos, na comparação dos jogos mais baixados da oferta atual da PlayStation Plus Extra. Os brindes de março da PlayStation Plus também incluem Sonic Colors Ultimate, que foi o terceiro mais baixado.
Dragon Age: The Veilguard nem pode se gabar de ter sido superado por um competidor difícil, já que Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é um produto já antigo e foi apenas o décimo quarto jogo mais popular da semana passada na PSN. O RPG da BioWare aparece na 15ª posição no mesmo ranking.
Lançado há apenas quatro meses, Dragon Age: The Veilguard foi um fiasco comercial, tendo vendido menos da metade da estimativa da EA, que já era bastante baixa para um título AAA em uma franquia bem estabelecida. O mau desempenho comercial, aliado ao fato do jogo ter repercutido mais pela militância ideológica de seus criadores que qualquer outra coisa, resultou na demissão de toda a liderança do projeto e a recomposição da BioWare em torno do novo Mass Effect, que agora parece ser a última chance de redenção do estúdio canadense.