A reestruturação no conglomerado sueco Embracer Group já ceifou 900 empregos e nada menos que 15 jogos que estavam em desenvolvimento, de acordo com o CEO do grupo, Lars Wingefors.
Entre os vários sacrifícios feitos pelo grupo de mídia este ano, chama a atenção o fechamento total do tradicional estúdio Volition, criador de Saint’s Row, que amargou um fiasco com o “reboot” da série em 2022. Mas os cortes chegaram até ao bem prestigiado Crystal Dynamics, de Tomb Raider, que perdeu 10% de sua força de trabalho. Também há rumores de que o estúdio Free Radical Design foi encerrado junto com o projeto de um novo Timesplitters.
As poucas notícias positivas no balanço trimestral do Embracer vieram de Dead Island 2, que obteve lucro depois de anos de desenvolvimento conturbado, e de Payday 3, que já saiu do vermelho.
“Em 30 de setembro de 2023, o programa de reestruturação contribuiu para a primeira redução trimestral da Embracer no número de funcionários de cerca de 900 pessoas, ou 5% da força de trabalho”, comentou Wigeforts em mensagem a investidores. “Neste esforço de todo o grupo, não estamos apenas descontinuando vários estúdios, mas também fizemos reduções de pessoal e reduzimos o número de projetos em vários outros estúdios, com foco na melhoria do retorno do investimento projetado em PC/Console”.
“Nunca é fácil separar-se de indivíduos talentosos. Gostaria de deixar registrado um agradecimento especial às pessoas que deixaram a Embracer neste trimestre. Estas são decisões difíceis e não as tomamos levianamente. Para mim, pessoalmente, é crucial que o programa seja executado com compaixão, respeito e integridade”.