Os espectadores do Twitch e do YouTube poderão escolher as linhas de diálogo dos jogadores de Baldur’s Gate 3 nas transmissões de gameplay, alterando o rumo da aventura como quiserem. A produtora Larian revelou o detalhe em sua última atualização sobre o desenvolvimento do RPG.
Com a integração do jogo ao Twitch e YouTube, os streamers poderão deixar que os espectadores votem na opção de diálogo que eles preferem e então uma porcentagem aparecerá em cada uma. O jogador então poderá seguir ou não a voz do povo na hora de escolher o que seus personagens responderão em uma conversa.
Na tradição da série Baldur’s Gate, os diálogos entre as personagens sempre oferecem múltiplas opções que influenciam o relacionamento entre eles no curto e longo prazo. Personagens de um mesmo grupo que se contrariam constantemente podem causar a separação do grupo de aventura ou iniciar brigas entre eles. A mesma lógica vale para os diálogos com NPCs, que podem ajudar, ignorar ou prejudicar o jogador de acordo com o rumo da conversa.
No Stadia, Baldur’s Gate 3 usará o recurso Crowd Choice da plataforma, disponível para streamers e espectadores do YouTube. No Twitch, um serviço semelhante é oferecido por meio da integração com a API da plataforma.
Os espectadores ainda terão a capacidade de visualizar as habilidades dos personagens, estatísticas e até mesmo bisbilhotar o inventário do streamer.
Baldur’s Gate 3 será lançado em Early Access no dia 30 de setembro no PC e Stadia.