Executivo veterano do PlayStation e um dos maiores conhecedores dos bastidores do desenvolvimento de jogos, Shuhei Yoshida ofereceu sua própria teoria para explicar por que Bloodborne ainda não foi sequer remasterizado para o PS5.
Lançado em 2015, Bloodborne é um dos jogos exclusivos mais venerados dos fãs da FromSoftware e do público do PlayStation em geral, mas mesmo sendo tão popular, ele está restrito à sua forma original, como um título de PS4 que roda a 30 quadros por segundo e resolução 1080p no PS5 e PS4 Pro.
Com a Sony afeita a remasterizações, como evidenciado pelas inúmeras versões de The Last of Us lançadas na última década, os fãs se perguntam o porquê do descaso com Bloodborne, logo ele um título tão popular, mas que hoje está defasado tecnologicamente.
Para Yoshida, que deixou a Sony recentemente após mais de 30 anos de serviço, uma possível explicação seria o zelo com o qual o criador do jogo, Hidetaka Miyazaki, trata Bloodborne.
“Bloodborne sempre foi a coisa mais solicitada, e as pessoas se perguntam por que não fizemos nada, nem mesmo uma atualização, ou remake, ou remasterização, o que deveria ser fácil – somos conhecidos por fazer tantas remasterizações. Algumas pessoas ficam frustradas”, disse Yoshida ao podcast Kinda Funny.
“Eu só tenho minha teoria pessoal para essa situação. Eu deixei o [desenvolvimento] first-party, então não sei o que está acontecendo. Mas minha teoria é, porque eu lembro que [Hidetaka] Miyazaki realmente amava Bloodborne e o que ele criou. Eu acho que ele está interessado [em trazer Bloodborne de volta], mas ele é tão bem-sucedido e tão ocupado. Então ele não pode fazer isso sozinho, mas ele não quer que ninguém mais toque nisso. Então essa é minha teoria, e a equipe do PlayStation respeita seu desejo. Esse é meu palpite e teoria… Não estou revelando nenhuma informação secreta”, comentou o ex-PlayStation.
Miyazaki já foi pressionado a falar sobre o assunto em várias entrevistas, mas sempre se esquivou, respeitando o fato de que Bloodborne é uma propriedade da Sony e não mais dele. Na última vez em que comentou sobre o assunto, o diretor disse que “adoraria que mais jogadores pudessem aproveitar” Bloodborne e ele não seria entrave caso alguém decidisse criar uma versão para PC ou remasterização.
“Eu sei de fato que esses caras querem uma versão para PC de Bloodborne”, disse Miyazaki em declaração ao site PC Gamer, referindo-se ao produtor da From Software, Yasuhiro Kitao, e ao intérprete Bobby Simpson. “Se eu disser que quero um, também terei problemas. Mas não é nada a que eu me oponha”.
“Obviamente, como um dos criadores de Bloodborne, minha opinião pessoal, pura e honesta é que eu adoraria que mais jogadores pudessem aproveitá-lo”, continuou Miyazaki.
“Especialmente como um jogo que está chegando à maioridade, um daqueles jogos do passado que se perdem em hardware mais antigo — acho que qualquer jogo assim seria legal ter uma oportunidade para mais jogadores poderem experimentar isso e reviver essa relíquia do passado. Então, no que me diz respeito, isso definitivamente não é algo a que eu me oporia”.
Visto que a Sony lançou um excelente remake de Demon’s Souls junto do PS5 em 2020, parece bem possível que a empresa esteja guardando Bloodborne para um remake igualmente caprichado, quem sabe como um título de lançamento do PS6.