Fable 4 pode estar em produção no estúdio de Forza Horizon

A série Fable pode voltar e estrear no Xbox One com um título da linha principal desenvolvido por ninguém menos que a equipe da Playground Games, responsável pela série Forza Horizon. É o que indicam alguns rumores e evidências recentes.

A primeira associação de Fable 4 ao Playground Games vem do fato do estúdio ter anunciado publicamente que está trabalhando em um RPG de ação de qualidade/escopo triplo A, ambientado em mundo aberto. A natureza deste projeto ainda é um mistério, mas executivos da Microsoft já comentaram que Fable 4 é um dos pedidos mais recorrentes dos fãs do Xbox e a franquia pode voltar um dia.

Durante o fim de semana, o ex-Lionhead e desenvolvedor do motor gráfico de Fable, Don Williamson, deu novas evidências de Fable 4 e um possível desenvolvimento pela Playground Games ao escreveu no Twitter: “Mmm ok, sem ter informação privilegiada, eu sei totalmente quem está desenvolvendo Fable 4 agora. Escolha interessante…”. Horas depois, Williamson apagou a mensagem e explicou que estava “apenas especulando” e “as pessoas acham que ele tem conhecimento de algo que pode ou não estar acontecendo”.

Outra pista importante da existência de Fable 4 veio na semana passada, quando um usuário do fórum Resetera revelou a descoberta de entradas na base de dados da Xbox Live relacionadas a futuros projetos da Microsoft. Ele comentou ter visto, através do kit de desenvolvimento do Xbox One, entradas relacionadas a versões beta de Crackdown 3 e Sea of Thieves, e outras coisas que dariam muito o que falar, mas que ele prefere “não se arriscar”. Mas ele não resistiu e acabou alimentando o boato escrevendo uma série de “desejos”, que incluem o fato de que ele “adoraria revisitar Albion (o mundo de Fable). O projeto poderia se chamar Wisdom. Um estúdio do Reino Unido poderia fazê-lo”. O Playground Games é baseado no Reino Unido e goza de muito prestígio com a Microsoft, tendo sido responsável pelo jogo mais bem avaliado da marca nesta geração, Forza Horizon 3.

O último Fable da linha principal, Fable 3, foi lançado em 2010 para o Xbox 360. A série deveria continuar com Fable Legends, mas o jogo foi cancelado em 2016, quando estava praticamente pronto, como consequência do fechamento do Lionhead Studios. A Microsoft já comentou que a franquia poderia ser revivida eventualmente e mais recentemente prometeu investimentos maiores em jogos de seus estúdios próprios, após um período de vacas-magras para os exclusivos do Xbox One.

TTT