A realidade virtual pode ainda não ter decolado como muitos imaginavam, mas a tecnologia tem mostrado resiliência e sinais de que veio para ficar. Segundo Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e da Oculus VR, o headset mais novo da empresa, o Oculus Quest, superou as expectativas de vendas no último trimestre.
“Embora a realidade aumentada completa ainda esteja a alguns anos de distância, alcançamos um verdadeiro marco para a realidade virtual com o Quest”, disse Zuckerberg. “As vendas são mais fortes do que esperávamos e as pessoas estão comprando e se envolvendo com mais conteúdo do que esperávamos também”.
“No dia de Natal, as pessoas compraram quase US$ 5 milhões em conteúdo na Oculus Store. Esse é um dia atípico, mas ainda assim é um volume real de qualquer forma e mostra o progresso que esse ecossistema está fazendo”.
“A experiência também está cada vez melhor”, continuou Zuckerberg. “No último trimestre, lançamos o rastreamento manual, o que quase ninguém pensava que seria possível com o hardware da Quest. E lançamos o Oculus Link para que você possa executar todo o conteúdo do Rift no seu PC com o Quest”.
Desde novembro, os usuários do Quest podem acessar o conteúdo feito originalmente para o Oculus Rift, conectando o headset a um PC para jogos via cabo USB e executando o software Oculus Link.
Atualmente, o Facebook está construindo um mundo social de RV chamado Horizon, onde os usuários poderão conhecer outras pessoas e criar seus próprios espaços. Uma versão beta fechada deve ser lançada em breve. Além disso, Medal of Honor: Above and Beyond, que está programado para ser lançado no meio do ano, está sendo desenvolvido pela Respawn exclusivamente para o Oculus Rift.