O Facebook e a Oculus anunciaram na GDC 2019 o sucessor do principal headset de realidade virtual da linha Rift, o Oculus Rift S. O novo modelo será lançado nos próximos meses com um preço mais baixo que o Oculus original: US$ 399.
A maior evolução do Oculus Rift S está em uma mudança no sistema de rastreamento de câmera “Insight”, mas haverá também atualizações modestas na resolução da tela. O headset está sendo construído em parceria com a Lenovo, que parece ter influenciado o design da peça.
Segundo o co-fundador da Oculus, Nate Mitchell, o Rift S é “uma evolução, e não uma revolução” sobre o Rift original. Alguns elementos foram simplificados para compensar as evoluções sem aumentar o preço. As diferenças são:
Pequeno aumento de resolução por olho de (1080 x 1200) a (1280 x 1440), lentes aprimoradas;
A frequência de tela está caindo de 90hz para 80hz;
Mudança de OLED para os painéis LCD usados no Oculus Go;
5 câmeras integradas para rastreamento de dentro para fora;
Acompanha os controles atualizados do Oculus Touch, os mesmos que vêm com o Quest;
Mudança dos fones de ouvido internos para modelos mais baratos, semelhantes aos da Oculus Go;
Mudança da alça flexível para um design rígido de “auréola” como o headset PlayStation VR;
Campo de visão “ligeiramente maior” comparado ao Rift;
Não haverá mais o ajuste manual de distância entre os olhos (IPD).
O Oculus Rift e o Touch originais foram lançados como um combo de luxo e tecnologia de ponta com preço inicial de US$ 798, mas com o tempo o preço foi reduzido para US$ 349 após vários cortes. O Rift S será mais caro que o antigo Rift original, embora tenha simplificado alguns detalhes, como é o caso do design de plástico rígido da Lenovo e a perda de alguns itens de conforto.
Segundo rumores, a decisão do Facebook de investir em um headset mais barato e não em um Rift 2 com tecnologia de ponta e máximo conforto foi um dos motivos para a saída do ex-CEO e cofundador Brendan Iribe. O executivo teria ficado incomodado com a ideia de comprometer a experiência em nome de crescimento de usuários em curto prazo, mas sacrificando o conforto e desempenho.