O 11 Bit Studios divulgou o primeiro trailer da jogabilidade de Frostpunk 2 e anunciou que o jogo será lançado no primeiro semestre de 2024 no PC, entrando no catálogo do Game Pass para PC desde o primeiro dia. Versões para PS5 e Xbox Series X|S serão lançadas mais tarde, em data ainda indefinida.
O jogo de estratégia em tempo real é será ambientado décadas após os eventos de seu antecessor, lançado 2018, quando uma nova era glacial que envolveu o globo já destruiu a maior parte da humanidade, exceto pela metrópole Nova Londres construída em torno de uma fornalha gigantesca. Caberá ao jogador a tarefa de gerenciar esta cidade a fim de garantir a sobrevivência dos remanescentes da humanidade, atendendo às demandas da população, expandindo suas construções e, claro, mantendo sua fonte de calor e energia estável.
A jogabilidade de Frostpunk 2 evoluirá principalmente graças ao novo Conselho do Senado. Trinta anos passaram desde que a Grande Tempestade devastou o mundo, e a nova Londres livrou-se agora da tirania para impor um sistema mais democrático. Portanto, não será mais possível introduzir medidas unilaterais: diferentes ideologias entrarão em confronto na arena senatorial, mas também nas ruas, onde cada facção tentará puxar a sardinha para si. Cidadãos insatisfeitos poderão radicalizar e apoiar partidos extremistas, transformando a capital num barril de pólvora.
Para além dos dilemas políticos, será necessário realizar a expansão da cidade para além das suas fronteiras sem esgotar os seus recursos. A cidade pode agora ser dividida em distritos especializados (comércio, indústria, etc.) que terão de cooperar se quiserem prosperar. Obviamente, as tensões políticas correm o risco de prejudicar as sinergias.
O 11 bits também promete novas tecnologias revolucionárias que poderão mudar drasticamente a forma como a cidade funciona. Um dos acontecimentos mostrados no vídeo é sobre experimentos médicos abjetos em ambiente hospitalar.