A Rockstar Games estaria consultando criadores de conteúdo de Fortnite e Roblox para entender como pode implementar e monetizar ferramentas de mods em GTA 6, de acordo com três fontes ouvidas pelo site Digiday.
As fontes, que teriam falado ao site em condição de anonimato, relataram que a intenção da Rockstar é criar uma nova fonte de receita para criadores e ela própria explorando as ferramentas de criação dentro da framework de Grand Theft Auto 6.
“Essas experiências permitiriam que os criadores modificassem o ambiente e os ativos do jogo para trazer sua própria propriedade intelectual — e potencialmente seus patrocinadores de marca — para o sandbox virtual de GTA”, explica o site.
Em Fortnite e Roblox, os criadores de conteúdo pode monetizar suas criações e dividir a receita com as produtoras dos jogos. Algo similar já acontece em GTA 5 com o mod GTA RP (GTA Roleplaying), que permite criar metaversos nos quais os jogadores podem desempenhar tarefas cotidianas – como manter um comércio ou serviços – e até ganhar dinheiro com streaming e assinaturas para participação.
Em 2023, a Rockstar adquiriu a CFX.RE, o grupo de modders responsável pelas criações mais populares de GTA 5 e Red Dead Redemption 2, o FiveM e o RedM. Embora esses dois mods baseados em assinatura tenham transformado os modos onlines de GTA 5 e RDR 2 no PC, a Rockstar não tem sido tão amigável com outros criadores e inibe a maioria das modificações em GTA Online.
A Rockstar por enquanto mantém total mistério sobre seus planos para GTA 6 e sequer confirmou se haverá um modo online no lançamento do jogo. Se seguir o padrão de seus outros lançamentos, a produtora deve primeiro explorar GTA 6 como um jogo offline, dando aos jogadores tempo para aproveitar o jogo antes do lançamento de um GTA 6 Online.