A Nintendo finalmente voltou a falar sobre Metroid Prime 4 e trouxe uma atualização importante sobre o desenvolvimento do jogo. Segundo a empresa, a produção de Metroid Prime 4 foi reiniciada após o trabalho original não atingir um nível satisfatório, e a equipe do Retro Studios, estúdio responsável pela sub-série Prime, agora está envolvida com o projeto.
Metroid Prime 4 foi anunciado na E3 de 2017, mas desde então nada foi falado sobre o jogo. Na ocasião do anúncio, a Nintendo comentou que o jogo estava sendo desenvolvido por uma “equipe de desenvolvimento talentosa”, mas manteve o nome do estúdio em segredo. Mais tarde, rumores apontaram para uma unidade da Bandai Namco em Cingapura, mas isso nunca foi confirmado oficialmente.
Agora, o diretor executivo da Nintendo, Shinya Takahashi, apareceu em um vídeo no qual explicou que Metroid Prime 4 “não estava progredindo para um nível satisfatório” e, consequentemente, a Nintendo tomou a difícil decisão de levar o projeto de volta à prancheta, reiniciando o desenvolvimento da estaca zero.
O produtor de Metroid Prime 4, Kensuke Tanabe, agora “vai trabalhar com o estúdio que desenvolveu a série original Metroid Prime, o Retro Studios, nos Estados Unidos, e reiniciar o desenvolvimento desde o começo”.
Takahashi se desculpou com o público que ansiava por novidades sobre Metroid Prime 4 e explicou que como o desenvolvimento foi reiniciado, vai demorar até que eles possam mostrar algo do jogo. Segundo ele, a produção será longa e não há data prevista para o lançamento.