As máquinas deram mais um passo rumo à dominação dos seres humanos ao vencerem, por 10 a 1, uma série de disputas contra jogadores profissionais em StarCraft 2.
De um lado, a inteligência artificial AlphaStar, do projeto Deepmind do Google, que começou jogando xadrez, ficou fera no Atari e hoje já ousa desafiar os melhores em StarCraft 2. Do outro, dois veteranos do StarCraft profissional, Grzegorz “MaNa” Komincz e Dario “TLO” Wünsch. Eles se enfrentaram em demonstrações em dezembro e o vídeo mostrando as partidas, com comentários dos engenheiros responsáveis pela IA foram divulgados agora.
A AlphaStar teve uma vantagem sobre os jogadores humanos: ela podia diminuir o zoom no mapa, visualizando mais do cenário que seu rival humano. Quando foi retirada essa condição, a IA perdeu a partida, provando que ela ainda precisa treinar mais.
“Em seus jogos contra o TLO e o MaNa, a AlphaStar teve uma média de [ações por minuto] de cerca de 280, significativamente menor do que os jogadores profissionais, embora suas ações possam ser mais precisas. Este APM mais baixo é, em parte, porque o AlphaStar inicia seu treinamento usando replays e, assim, imita a forma como os humanos jogam. Além disso, o AlphaStar reage com um atraso entre a observação e a ação de 350ms em média”, explicaram os engenheiros do projeto.
Em alguns momentos da partida, a IA usou táticas pouco ortodoxas, que intencionalmente ou não surpreenderam o oponente humano. Não fica claro se certos movimentos vieram do repertório da IA como ações ideais para determinada situação ou se a intenção era realmente surpreender e confundir o humano.
“O comportamento da AlphaStar é gerado por uma rede neural profunda que recebe dados de entrada da interface do jogo bruta (uma lista de unidades e suas propriedades) e gera uma sequência de instruções que constituem uma ação dentro do jogo. O AlphaStar também usa um novo algoritmo de aprendizado multiagente. A rede neural foi inicialmente treinada por aprendizado observando jogos humanos anônimos divulgados pela Blizzard. Isso permitiu que o AlphaStar aprendesse, por imitação, as micro e macroestratégias básicas usadas pelos jogadores na escada do StarCraft”.
Os engenheiros também colocaram o AlphaStar jogando contra versões diferentes de si mesmo, com suas estratégias evolutivas espelhando as dos humanos.
Segundo o Google, usar a IA para jogar StarCraft 2 ajuda a desenvolver a tecnologia para fins mais práticos, como em cálculos para previsões metereológicas.
“O problema fundamental de se fazer previsões complexas em sequências muito longas de dados aparece em muitos desafios do mundo real, como previsão do tempo, modelagem climática, compreensão da linguagem e muito mais. Estamos muito animados com o potencial de fazer avanços significativos nesses domínios usando aprendizados e desenvolvimentos do projeto AlphaStar”.